Mundo

Zelensky se encontra com Trump nesta sexta (17) para discutir capacidades de defesa

Presidente ucraniano visa fortalecer proteção área e ampliar arsenal militar para conter invasão russa

Imagem da noticia Zelensky se encontra com Trump nesta sexta (17) para discutir capacidades de defesa
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apertando a mão do líder dos Estados Unidos, Donald Trump | Divulgação/governo ucraniano
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensk, se reunirá nesta sexta-feira (17) com o líder norte-americano Donald Trump, em Washington. No encontro, os líderes discutirão capacidades de defesa, visando fortalecer a proteção área e ampliar o arsenal militar de Kiev em meio à invasão russa.

Mais cedo, Zelensky se encontrou com representantes da empresa Raytheon, que produz, em particular, sistemas de defesa antiaérea Patriot. O ucraniano também se reuniu com empresas de energia, com quem debateu medidas para prevenir ataques. Desde o início da guerra, as instalações energéticas foram os principais alvos da Rússia.

“Existem soluções para melhorar a proteção de vidas na Ucrânia e estamos trabalhando em todos os níveis para garantir sua realização. A linguagem da força e da justiça inevitavelmente funcionará contra a Rússia. Já podemos ver que Moscou está correndo para retomar o diálogo assim que ouviu falar de Tomahawks”, disse Zelensky, referindo-se ao míssil de longo alcance fabricado pelos Estados Unidos que pode atingir a Rússia.

Em Washington, ainda estão previstas reuniões com membros do Congresso. Neste caso, além de Zelensky, deverão participar dos encontros membros da delegação ucraniana, composta pela primeira-ministra, Yuliia Svyrydenko, pelo chefe do gabinete presidencial, Andriy Yermak, pelo secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, Rustem Umerov, e por representantes do setor diplomático.

Impasse nas negociações de paz

A visita de Zelensky ocorre em meio ao impasse nas negociações de paz com a Rússia, mediadas por Trump. Em agosto, o republicano chegou a avançar nos diálogos, encontrando-se, separadamente, com o presidente russo, Vladimir Putin, e com Zelensky, na Casa Branca. Na época, ambos os líderes concordaram em se reunir pessoalmente para debater um acordo de cessar-fogo, mas o plano não saiu do papel.

Diálogo com Rússia

Na noite de quinta-feira (16), Trump conversou por telefone com Putin. Horas depois, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, confirmou um encontro entre os líderes em Budapeste, capital do país, para debater um possível acordo de paz na Ucrânia. Ele disse que os preparativos para o encontro estão em andamento, mas não informou a data da reunião.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade