Condado de Los Angeles declara estado de emergência devido às batidas do ICE
Medida busca proteger financeiramente famílias de imigrantes presos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE)
SBT News
O Condado de Los Angeles declarou estado de emergência nesta terça-feira (14) devido aos possíveis impactos das batidas realizadas pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), órgão de imigração do governo Donald Trump, na região.
Com a medida, as autoridades poderão oferecer ajuda financeira para o pagamento de aluguel a inquilinos que ficaram inadimplentes em decorrência da repressão contra imigrantes.
As batidas migratórias, intensificadas durante o verão norte-americano, espalharam medo nas comunidades de imigrantes, fazendo com que muitas pessoas limitassem suas saídas. Agentes federais têm detido imigrantes sem status legal para estar nos Estados Unidos em lojas, lava-rápidos, pontos de ônibus e fazendas. Alguns cidadãos norte-americanos também foram detidos.
+ ONU diz que 13,7 milhões de pessoas correm risco de fome severa devido a cortes na ajuda global
O estado de emergência local permitirá ainda o direcionamento de recursos estaduais para assistência jurídica e outros serviços de apoio.
De acordo com o gabinete da supervisora Lindsey Horvath, os fundos para pagamento de aluguel estarão disponíveis para quem se inscrever em um portal online que deve ser lançado dentro de dois meses. A medida também pode ser o primeiro passo para um possível congelamento de despejos, mas essa decisão exigiria uma ação separada dos supervisores.
Proprietários de imóveis, por outro lado, manifestaram preocupação de que a decisão possa representar outro golpe financeiro, especialmente após o longo período de proibição de despejos e aumento de aluguéis durante a pandemia de Covid-19.
+ EUA dizem que brasileiro está entre vistos revogados por celebração da morte de Kirk
A declaração foi aprovada por quatro votos a um, com oposição da supervisora Kathryn Barger.
No fim de agosto, mais de 5 mil pessoas foram presas em Los Angeles como parte das batidas. Cerca de um terço dos 10 milhões de moradores do condado é formado por pessoas nascidas fora dos Estados Unidos. Várias cidades da região cancelaram as celebrações do 4 de Julho e sessões de cinema ao ar livre, pois muitas famílias preferiram permanecer em casa por medo.
Desde junho, a região de Los Angeles tem sido um dos principais focos da agressiva estratégia migratória do governo Trump, que provocou protestos e levou à mobilização da Guarda Nacional e dos Fuzileiros Navais por mais de um mês.