Chuvas fortes no México deixam ao menos 21 mortos
Temporais provocaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e queda de energia em vários estados do país

Reuters
Pelo menos 21 pessoas morreram e outras permanecem desaparecidas após as fortes chuvas que atingiram o México nos últimos dias, segundo informaram autoridades locais nesta sexta-feira (10).
As tempestades provocaram deslizamentos de terra, inundações, cortes de energia e o transbordamento de rios, afetando principalmente os estados de Hidalgo, Puebla e Veracruz.
+ Dina Boluarte nega fuga do Peru após afastamento da presidência
As autoridades de proteção civil do estado de Hidalgo registraram 16 mortes e informaram que mais de 1.000 casas e centenas de escolas foram danificadas pelas enchentes.
No estado vizinho de Puebla, o governador Alejandro Armenta confirmou três mortes em deslizamentos de terra e relatou cinco pessoas desaparecidas.
+ Fotógrafo palestino é agredido e tem carro incendiado por israelenses na Cisjordânia
Outras duas mortes foram registradas no estado de Veracruz.
Governo mobiliza militares e equipes de resgate
A presidente Claudia Sheinbaum afirmou, em publicação no X (antigo Twitter), que o governo trabalha para “abrir estradas, restaurar a energia e apoiar a população atingida”.
Imagens divulgadas pela imprensa mexicana mostram equipes de emergência caminhando por ruas alagadas e levando suprimentos para as regiões isoladas.
+ Coreia do Norte exibe novo míssil intercontinental em desfile supervisionado por Kim Jong Un
O Ministério da Defesa informou que mobilizou mais de 5.400 militares para monitorar áreas de risco, retirar moradores e auxiliar na limpeza de vias e residências.
As autoridades meteorológicas alertaram ainda que as tempestades Raymond e Priscilla continuam ativas, despejando fortes volumes de chuva sobre a península da Baixa Califórnia e a costa oeste do Pacífico mexicano, aumentando o risco de novos alagamentos e deslizamentos.