Brasil

Dutra se enche de romeiros às vésperas da Festa da Padroeira

Via é a principal ponte entre a cidade de São Paulo e o município de Aparecida, no interior do estado paulista, onde ocorre a celebração

• Atualizado em
Publicidade

Às vésperas do Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, a Rodovia Presidente Dutra vem se enchendo de romeiros que caminham rumo ao Santuário de Aparecida, onde é realizada todos os anos a Festa da Padroeira. A via é a principal ponte entre a cidade de São Paulo e o município de Aparecida, no interior do estado paulista.

Romeiros são peregrinos que viajam longas distâncias, normalmente a pé, para um santuário ou local sagrado. Para se ter uma ideia, se um romeiro partisse da Praça da Sé, no centro de São Paulo, ele percorreria 185 quilômetros de distância até o Santuário de Aparecida.

+12 de outubro é feriado? Data celebra Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças

O objetivo é cumprir uma promessa, agradecer ou pedir uma graça a uma figura religiosa — no caso, Nossa Senhora Aparecida. Esse é o caso do empresário Rafael Bonati, que conversou com o SBT.

"Em 2011 meu pai sofreu um acidente. Era muito difícil o caso dele. Poderia sofrer uma parada cardíaca", contou Bonati, que partiu de Hortolândia, ao SBT Brasil. "Uma hora eu cheguei no quarto e ele estava conversando [com Nossa Senhora]. Ele me confirmou que o tempo todo Nossa Senhora e Jesus estavam do lado."

+Dois romeiros morrem atropelados na Via Dutra

O turismo religioso movimenta mais de R$ 15 bilhões de reais por ano no Brasil. Em 2025, cerca de 450 mil pessoas devem passar pela Dutra apenas para comparecer à Festa da Padroeira. Desses, 40 mil devem chegar ao Santuário Nacional caminhando pela via.

A caminhada nem sempre é segura. Na última terça-feira (7), um romeiro foi atingido por um pneu, no trecho de São José dos Campos, e encaminhado ao hospital com ferimentos leves. Mas a rede de apoio disponível torna tudo mais leve.

+Carlo Acutis será o primeiro 'santo millennial' a ser canonizado pela Igreja Católica

Para aliviar as dificuldades inerentes à longa caminhada, órgãos públicos e entidades religiosas se uniram para montar mais de 120 pontos de apoio, onde os fiéis podem beber água e se alimentar. Há também aqueles que queiram contribuir espiritualmente para a jornada. Este é o caso do padre Mário Roberto.

Além de seguir firme em seu próprio trajeto, Mário Roberto ministrou uma bênção aos policiais rodoviários que trabalhavam na Dutra, garantindo a segurança de todos ali. Para o padre, os agentes são como "os anjos da estrada".

Publicidade

Assuntos relacionados

dutra
Estrada
viagem
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade