Mundo

Hamas anuncia que a entrega de ajuda humanitária em Gaza será retomada neste sábado

Medida deve aliviar o desabastecimento extremo que aflige os palestinos do enclave, em razão do bloqueio total imposto ao território no início de março

Imagem da noticia Hamas anuncia que a entrega de ajuda humanitária em Gaza será retomada neste sábado
Evacuação médica de palestinos feridos através da passagem de Rafah em 2025 | Foto: Wikipédia
• Atualizado em

O Hamas informou que a entrega de suprimentos humanitários na Faixa de Gaza, incluindo gás e combustíveis, será retomada a partir deste sábado (10). A medida deve aliviar o desabastecimento extremo que aflige os palestinos de Gaza, em razão do bloqueio total imposto ao enclave no início de março. As informações são do jornal israelense Haaretz Daily.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito, será reaberta para otimizar o fluxo da entrada de ajuda humanitária. A via, a única que possibilitou a passagem de suprimentos e a saída de refugiados em Gaza durante a guerra, está fechada há meses.

Mediadores pediram à Israel Electric Corporation que se prepare para retomar o fornecimento de energia em Gaza. Detalhes logísticos e de segurança ainda precisam ser alinhados para que a operação tenha sucesso.

Israel e Hamas aprovaram, nesta semana, a primeira fase do acordo de 20 pontos proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar guerra em Gaza após dois anos. O plano estabelece que Israel deve retirar suas tropas do enclave, enquanto o Hamas tem até 72 horas para libertar todos os 48 reféns restantes.

O cessar-fogo começou oficialmente na manhã desta sexta-feira, às 6h (de Brasília). Palestinos e israelenses comemoram o acordo. Em Gaza, acampamentos, montados em meio aos escombros, foram palco de celebrações. Já em Israel, famílias se reuniram na Praça dos Reféns, em Tel Aviv.

Últimas Notícias