Hamas anuncia que a entrega de ajuda humanitária em Gaza será retomada no sábado
Medida deve aliviar o desabastecimento extremo que aflige os palestinos do enclave, em razão do bloqueio total imposto ao território no início de março

SBT News
O Hamas informou que a entrega de suprimentos humanitários na Faixa de Gaza, incluindo gás e combustíveis, será retomada a partir deste sábado (10). A medida deve aliviar o desabastecimento extremo que aflige os palestinos de Gaza, em razão do bloqueio total imposto ao enclave no início de março. As informações são do jornal israelense Haaretz Daily.
A passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito, será reaberta para otimizar o fluxo da entrada de ajuda humanitária. A via, a única que possibilitou a passagem de suprimentos e a saída de refugiados em Gaza durante a guerra, está fechada há meses.
+Equipes de resgate recuperam 55 corpos dos escombros de Gaza
Mediadores pediram à Israel Electric Corporation que se prepare para retomar o fornecimento de energia em Gaza. Detalhes logísticos e de segurança ainda precisam ser alinhados para que a operação tenha sucesso.
Israel e Hamas aprovaram, nesta semana, a primeira fase do acordo de 20 pontos proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar guerra em Gaza após dois anos. O plano estabelece que Israel deve retirar suas tropas do enclave, enquanto o Hamas tem até 72 horas para libertar todos os 48 reféns restantes.
O cessar-fogo começou oficialmente na manhã desta sexta-feira, às 6h (de Brasília). Palestinos e israelenses comemoram o acordo. Em Gaza, acampamentos, montados em meio aos escombros, foram palco de celebrações. Já em Israel, famílias se reuniram na Praça dos Reféns, em Tel Aviv.