Círio de Nazaré 2025: romaria mais longa percorre 50 km na Grande Belém
Ao longo do caminho, milhares de fiéis acompanharam a imagem da Rainha da Amazônia, expressando gratidão e fé
SBT Brasil
A mais longa procissão do Círio de Nazaré saiu às ruas nesta sexta-feira (10), com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O traslado percorreu mais de 50 quilômetros, passando por três cidades da Região Metropolitana de Belém: Belém, Ananindeua e Marituba.
Realizada desde 1992, a romaria é considerada a mais extensa entre as 13 procissões oficiais do Círio. O trajeto dura, em média, dez a doze horas.
+ Belém dá início ao Círio de Nazaré 2025 com missa e iluminação da Basílica Santuário
“Hoje é aquele momento que representa o trabalho de toda uma equipe. É uma romaria de cinquenta e três quilômetros, contemplando quarenta e seis lugares, entre paróquias, escolas e hospitais”, afirmou o diretor de procissões, Mário Tuma.
Ao longo do caminho, milhares de fiéis acompanharam a imagem da Rainha da Amazônia, expressando gratidão e fé.
Muitos promesseiros caminharam descalços, em silêncio ou carregando ex-votos como forma de agradecimento por graças alcançadas.
+ Dutra se enche de romeiros às vésperas da Festa da Padroeira
No domingo (12), acontece a procissão principal do Círio de Nazaré, com a expectativa de reunir cerca de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém.
Após a missa na Igreja da Sé, os devotos seguem até a Basílica Santuário de Nazaré, em uma das maiores manifestações religiosas do Brasil.