Belém dá início ao Círio de Nazaré 2025 com missa e iluminação da Basílica Santuário
Celebração abriu oficialmente a 233ª edição do Círio de Nazaré; cerca de 2 milhões de devotos são esperados em Belém durante a programação
SBT Brasil
Foi realizada no início da noite desta terça-feira (7), em Belém (PA), a abertura oficial da 233ª edição do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do país.
A missa de abertura começou às 18h e foi presidida pelo arcebispo de Belém, dom Júlio Akamine. Após a celebração, a iluminação da fachada da Basílica Santuário de Nazaré marcou oficialmente o início da festividade, que reúne fé, tradição e cultura paraense.
+ Santa Catarina tem crescimento populacional três vezes maior que a média nacional
Neste momento, ocorre o espetáculo teatral “Bendito Encontro”, que atrai milhares de fiéis e espectadores à Praça Santuário.
Segundo a organização, cerca de 2 milhões de pessoas devem participar da programação ao longo dos próximos dias, que segue até o segundo domingo de outubro, data tradicional do grande Círio — a procissão principal.
+ Prêmio Jabuti: conheça os finalistas de cada categoria da edição deste ano
O Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco e simboliza a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará. O evento movimenta não apenas o turismo religioso, mas também a economia e o calendário cultural da região.