Publicidade
Brasil

Santa Catarina tem crescimento populacional três vezes maior que a média nacional

Principal destino de novos moradores, estado atrai pessoas em busca de emprego e qualidade de vida

• Atualizado em
Publicidade

Dados do IBGE mostram que mais de 96 mil paranaenses migraram para Santa Catarina entre 2017 e 2022. A migração do Paraná só perde para a do Rio Grande do Sul, de onde saíram quase 135 mil pessoas no mesmo período. Em terceiro lugar estão os paulistas, com cerca de 62 mil mudanças registradas.

Ao todo, 503,5 mil pessoas deixaram seus estados de origem para morar em Santa Catarina. O número faz do estado o líder em saldo migratório no país — ou seja, há mais gente chegando do que saindo. Um dos principais atrativos é o mercado de trabalho.

+ Frente fria avança e provoca queda brusca de temperatura em 5 estados; veja quais

+ Governo atualiza 'lista suja' do trabalho escravo com 159 novos empregadores

Entre janeiro e agosto deste ano, Santa Catarina gerou 83.817 novos postos de trabalho com carteira assinada, sem contar as oportunidades para trabalhadores informais. A taxa de desemprego no segundo trimestre foi de apenas 2,2%, a menor entre todos os estados brasileiros.

A qualidade de vida também é um fator que atrai novos moradores. Segundo o Atlas da Violência, Santa Catarina é o estado mais seguro do país, com taxa de 9 homicídios a cada 100 mil habitantes — bem abaixo da média nacional, de 21,2. Mesmo assim, o governo estadual demonstra preocupação em garantir que os novos moradores tenham acesso adequado aos serviços públicos.

“Se por um lado temos a satisfação e alegria de recebê-los, também há preocupações. O sistema de saúde precisa de atenção, assim como mais escolas, creches e moradias, que é um grande desafio”, destaca o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Silvio Dreveck.

Publicidade

Assuntos relacionados

Migração
Emprego
Santa Catarina
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade