Polícia

Polícia desarticula quadrilha que criou site falso da loja oficial do Grêmio

Criminosos usaram inteligência artificial para simular vídeos de jogadores e induzir torcedores ao pagamento via Pix em plataforma clonada

Imagem da noticia Polícia desarticula quadrilha que criou site falso da loja oficial do Grêmio
Polícia desarticula quadrilha que criou site falso da loja oficial do Grêmio | Foto: reprodução/Grêmio
Publicidade

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, nesta quinta-feira (27), duas pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha responsável por criar um site falso da loja oficial do Grêmio. O esquema, considerado sofisticado, lesou diversos consumidores.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Segundo a investigação, o grupo clonou visualmente a página original, reproduzindo cores, layout e identidade visual do clube. Para atrair vítimas, os criminosos utilizavam inteligência artificial (IA) na criação de vídeos falsos em que jogadores do Grêmio apareciam promovendo a loja fraudulenta.

Os links direcionavam os consumidores ao site falso, onde as compras eram pagas via Pix para uma empresa de fachada, que intermediava os valores até os criminosos.

Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Paraná. O Grêmio informou que denunciou o site fraudulento às autoridades e destacou que, somente neste ano, já conseguiu retirar do ar 20 páginas piratas.

A Polícia Civil orienta que os consumidores verifiquem com atenção o endereço do site na barra do navegador antes de realizar qualquer compra, garantindo que se trata da página oficial.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade