Trump diz que EUA vão ampliar operações por terra contra narcotráfico venezuelano "em breve"
Presidente americano afirma que tráfico marítimo caiu 85% e alerta grupos ligados à Venezuela sobre novas ações militares

Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (27) que o país irá expandir operações em terra para conter o narcotráfico venezuelano, após, segundo ele, ter alcançado “grande progresso” na interrupção do envio de drogas por via marítima.
Em discurso para militares em Palm Beach, Trump disse que as forças americanas “quase pararam” o tráfico marítimo, alegando uma redução de 85% nas remessas. Ele chamou os narcóticos de “veneno” e enviou um alerta aos grupos venezuelanos:
“Começaremos a detê-los também por terra. Por terra é mais fácil, mas isso começará muito em breve.”
Tensão EUA x Venezuela
As relações entre Washington e Caracas deterioraram nos últimos meses, em meio às operações americanas no Caribe contra embarcações suspeitas de ligação com o narcotráfico.
O governo Trump acusa Maduro de colaborar com redes criminosas internacionais, acusações que o venezuelano nega.
Horas antes do discurso de Trump, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o país está preparado para responder a qualquer ameaça externa.
Em cerimônia transmitida pela TV estatal, durante o aniversário da aviação militar, Maduro disse que os venezuelanos estão prontos para defender a pátria “com serenidade imperturbável”. O evento incluiu demonstrações aéreas com caças e helicópteros.









