Mundo

Central Park registra recorde histórico de neve no último domingo (25)

Tempestade de inverno provoca frio extremo, cancela voos e afeta milhões de pessoas nos Estados Unidos e no Canadá

Imagem da noticia Central Park registra recorde histórico de neve no último domingo (25)
Neve no Central Park bate recorde | Reprodução
• Atualizado em

O Central Park, em Nova York, registrou um recorde histórico de volume de neve durante a forte tempestade de inverno que atingiu o leste dos Estados Unidos. Foram 29 centímetros acumulados, o maior volume observado no local em 120 anos, segundo dados do Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Foram 11,4 polegadas (cerca de 29 centímetros) de neve, o maior volume já registrado para a data.

EUA

Design sem nome (65).png
Design sem nome (65).png

As previsões indicavam que cerca de dois terços da região leste seriam atingidos por neve intensa, granizo e chuva congelante, acompanhados de temperaturas perigosamente baixas, com risco de interrupções no transporte, danos à infraestrutura e cortes no fornecimento de energia.

No centro-sul do país, uma espessa camada de neve cobriu partes do Texas, Oklahoma e Kansas, após a combinação da tempestade de inverno com uma massa de ar ártico.

A tempestade forçou companhias aéreas a cancelar milhares de voos e provocou centenas de atrasos em todo o país. De acordo com o site FlightAware, mais de 3.600 voos foram cancelados e 714 atrasados até o início da segunda-feira, após mais de 11 mil cancelamentos registrados no domingo. Esses números podem aumentar no dia de hoje.

Foram emitidos Avisos de Tempestade de Inverno para grande parte do terço leste dos Estados Unidos, abrangendo cerca de 118 milhões de pessoas. Estima-se que 157 milhões de americanos tenham recebido alertas relacionados às temperaturas perigosamente baixas.

Canadá

Design sem nome (64).png
Design sem nome (64).png

No Canadá, a cidade de Toronto segue em esforço de recuperação após uma forte nevasca que atingiu a região no domingo (25), com acúmulos próximos de 60 centímetros de neve em áreas da Grande Toronto (GTA).

Uma forte nevasca continuou a atingir a cidade ao longo do dia, levando as autoridades a orientarem os moradores a permanecer em casa e evitar deslocamentos, já que a visibilidade chegou a ser quase nula em alguns momentos. Ruas ficaram completamente cobertas de neve, acompanhadas de ventos fortes.

As autoridades meteorológicas alertaram que mais de 60 centímetros (24 polegadas) de neve podem se acumular em algumas áreas, com condições perigosas ainda previstas para esta segunda-feira (26).

Segundo a Environment and Climate Change Canada, o aeroporto Billy Bishop, no centro da cidade, registrou cerca de 56 centímetros, com maior concentração nas áreas próximas ao Lago Ontário.

De acordo com o North News, escolas, creches e alguns órgãos públicos permanecem fechados nesta segunda-feira, enquanto ruas bloqueadas pela neve provocam atrasos no transporte público e dificuldades de circulação. No Aeroporto Internacional Pearson, foram registrados 46 centímetros de neve em um único dia

Últimas Notícias