Mundo

Casal sequestrado pelo Hamas se reencontra após dois anos

Israel e Hamas libertaram reféns na manhã desta segunda (13) como parte do cessar-fogo em Gaza

Imagem da noticia Casal sequestrado pelo Hamas se reencontra após dois anos
Casal refém do Hamas se reencontra após dois anos | Reuters/reprodução
,
Publicidade

A ex-refém israelense Noa Argamani — cujos gritos desesperados na garupa de uma motocicleta se tornaram uma das imagens mais assustadoras do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 — se reencontrou nesta segunda-feira (13) com o namorado recém-libertado, Avinatan Or.

O governo israelense registrou imagens de Or, 32, abraçando e beijando seus pais pela primeira vez enquanto sua mãe, Ditza, cantava a bênção judaica "shehecheyanu", expressando gratidão pelas novas experiências em seu retorno de dois anos de cativeiro do Hamas em Gaza.

Ele é levado a uma sala onde encontra Argamani, 28, que foi resgatada do cativeiro pelas forças especiais israelenses em Gaza junto com outros três reféns em junho de 2024. Os dois se abraçam e se beijam, emocionados.

Imagens de Argamani sendo levada para Gaza na motocicleta, implorando por sua vida e tentando desesperadamente alcançar seu namorado enquanto ele marchava ao lado dela a pé circularam pelo mundo logo após o ataque de 7 de outubro em Israel.

Os dois foram capturados no festival de música Nova, um dos principais focos do ataque do Hamas no sul do país. Mais de 360 ​​pessoas foram mortas no local e outras 40 foram feitas reféns. Após seu retorno, Argamani fez campanha pela devolução dos outros reféns.

Nesta segunda-feira, o Hamas entregou Or e outros 19 reféns israelenses sobreviventes como parte da primeira fase de um acordo de cessar-fogo mediado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que chegou a Israel pouco antes de Or ser libertado.

Israel libertou cerca de 2.000 detidos e prisioneiros palestinos no acordo de troca.

+ Após assinatura de acordo, Trump diz que reconstrução de Gaza começa agora

+ Lula defende cessar-fogo e diz que "Brasil não tem problema com Israel, tem problema com Netanyahu"

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade