Publicidade
Mundo

Casa Branca faz vídeo de 'relaxamento' com imagens de imigrantes deportados

Publicação está no perfil oficial do governo dos EUA no 'X' com a legenda 'ASMR', sigla para vídeos que usam sons considerados prazerosos e relaxantes

Imagem da noticia Casa Branca faz vídeo de 'relaxamento' com imagens de imigrantes deportados
Post feito no perfil oficial da Casa Branca no 'X' exalta sons de algemas em imigrantes ilegais deportados | Reprodução
Publicidade

O perfil oficial da Casa Branca - sede da presidência dos Estados Unidos (EUA) - postou nesta terça-feira (18) um vídeo com imagens de imigrantes sendo revistados por policiais, algemados e subindo escadas de aviões prontos para deportação.

A peça traz um formato nada trivial: destaca os sons que as ações de deportação geram, e é acompanhada pela frase: ASMR: Illegal Alien Deportation Flight, que na tradução literal para o português seria ASMR: Voo de Deportação de Estrangeiros Ilegais.

+ EUA e Rússia concordam em nomear equipes para negociar fim da guerra

Para quem está acostumado com as redes sociais, a sigla "ASMR" é bem conhecida como uma categoria de vídeos que estimulam o relaxamento e provocam sensações de formigamento e arrepios para algumas pessoas. Trata-se da "Autonomous Sensory Meridian Response (ASMR)", ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano.

Veja a publicação:

Desde que assumiu o poder, Donald Trump faz declarações e propagandas para destacar o cumprimento de uma das suas promessas de campanha: deportações em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

+ Mapa Mundi: Trump aperta o cerco e ordena transferência de imigrantes ilegais presos para Guantánamo

A expulsão dos indocumentados para viver o "sonho americano" começou nos primeiros dias após a posse de Trump e já provocou reações de diversos países, como Colômbia, México e Brasil.

Cenas de imigrantes algemados e denúncias de maus tratos circularam pelas redes sociais. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil chegou a emitir, em 26 de janeiro, um comunicado citando “tratamento degradante” dado aos brasileiros repatriados por autoridades americanas, além de cobrar posicionamento do governo americano sobre o caso.

Com a nova política de imigração do governo Trump, brasileiros sem documentação enfrentam incerteza e vivem sob tensão. O governo republicano estabeleceu a meta de capturar até 1.500 imigrantes por dia no país, com autorização para autoridades policiais do país invadirem até igrejas em busca dos ilegais.

De 23 de janeiro, início das operações, a 9 de fevereiro, segundo a própria Casa Branca, 11 mil imigrantes ilegais já foram presos. Não se sabe quantos desses são brasileiros.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade