EUA confirmam ataque iraniano e reforçam apoio a Israel
As Forças de Defesa de Israel estão em alerta máximo, segundo porta-voz
O governo dos Estados Unidos confirmou, na tarde deste sábado (13), que o Irã iniciou um ataque aéreo contra Israel. Segundo a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, Adrienne Watson, o presidente dos EUA, Joe Biden, "é regularmente atualizado sobre a situação pela sua equipe de segurança nacional e vai se reunir com eles esta tarde na Casa Branca".
+ Irã começa ataque contra Israel com dezenas de drones
A equipe mantém contato constante com autoridades israelenses e "com outros parceiros e aliados".
"É provável que este ataque se desenvolva ao longo de algumas horas. O presidente Biden foi claro: o nosso apoio à segurança de Israel é inflexível. Os Estados Unidos estarão ao lado do povo de Israel e apoiarão a sua defesa contra estas ameaças do Irã", concluiu Watson.
Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa israelenses (IDF, na sigla em inglês), disse no X (antigo Twitter) nesta tarde que o Irã lançou veículos aéreos não tripulados do seu território em direção ao país e que as IDF "estão em alerta máximo e formam um quadro da situação em todos os momentos".
Ainda de acordo com ele, "o sistema de defesa aérea encontra-se em alerta máximo ao mesmo tempo que os aviões da Força Aérea e os navios da Marinha estão em missão de proteger os céus do país". "As IDF estão monitorando todos os alvos".