Mundo

Candidatas ao Miss Universo abandonam concurso após organizador chamar Miss México de 'burra'

Nawat Itsaragrisil repreendeu Fatima Bosch depois que ela se negou a participar de uma ação sem precedentes na competição

Imagem da noticia  Candidatas ao Miss Universo abandonam concurso após organizador chamar Miss México de 'burra'
Candidatas do concurso Miss Universo, que ocorre este ano na Tailândia, deixam sala em solidariedade à Miss México, Fatima Bosch, desrespeitada publicamente por organizador do evento | Foto: Reprodução/Redes sociais - 05.11.2025
• Atualizado em

Diversas candidatas abandonaram o concurso Miss Universo, na Tailândia, na última segunda-feira (3), após o empresário Nawat Itsaragrisil, o principal organizador do evento, repreender publicamente a Miss México, Fatima Bosch. Itsaragrisil é o diretor executivo do Miss Grand, um concurso de beleza internacional realizado anualmente na Tailândia, que faz este ano sua primeira parceria com o Miss Universo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Nesta edição do Miss Universo, Itsaragrisil impôs às candidatas que realizassem um vídeo para as redes sociais, com a condição de que o conteúdo que recebesse mais engajamento ganharia um jantar com ele e com a equipe do concurso. Fatima se negou a participar da ação, que não tem precedentes no Miss Universo, e o fato gerou desavença entre os dois.

A discussão, registrada em vídeo, mostra que Itsaragrisil pergunta por Fatima, fazendo com que ela se identificasse em meio às outras candidatas. Ele então pergunta se é verdade que a Miss México "não vai apoiar nada relacionado à Tailândia", insinuando que ela estaria ignorando as regras e compromissos estabelecidos pelo concurso, e a modelo o confronta.

A briga tem seu ápice de tensão quando Itsaragrisil chama Fatima de "burra" e questiona por que ela ainda estava falando. A Miss México responde: "Porque eu tenho voz. Você não está me respeitando como mulher." Na sequência, ele chama a equipe de segurança para retirá-la do ambiente. Ela então decide sair da sala e várias outras candidatas a acompanham, em solidariedade à colega.

Ao perceber o movimento na sala, Itsaragrisil exigiu que as mulheres ficassem sentadas em seus lugares. Algumas deixaram a o ambiente, enquanto outras permaneceram imóveis, como se estivessem em estado de choque. A modelo Maria Gabriela Lacerda, que representa o Brasil no concurso, foi uma das que ficaram no recinto, embora tenha se solidarizado com a colega.

"Trata-se dos direitos das mulheres", afirmou Fatima ao sair do evento. "Não é assim que as coisas devem ser tratadas. Atacar outra mulher é mais do que desrespeitoso... É por isso que estou pegando meu casaco e indo embora."

Mais tarde, em entrevista, Fatima tornou a comentar o episódio: "Só quero que meu país saiba que não tenho medo de fazer minha voz ser ouvida. Ela está mais forte do que nunca. Eu tenho um propósito. Eu tenho coisas a dizer."

"Estamos no século XXI. Eu não sou uma boneca para ser maquiada, produzida e ter minhas roupas trocadas. "Vim aqui para ser a voz de todas as mulheres e meninas que lutam por causas e para dizer ao meu país que estou totalmente comprometida com isso", acrescentou.

O episódio causou indignação nas redes sociais, com internautas criticando duramente a conduta de Itsaragrisil e elogiando a resposta de Fatima. Em declaração publicada nas redes sociais, o empresário pediu desculpas a todos que "se sentiram mal, desconfortáveis ou afetados" por sua atitude, em especial às cerca de 75 mulheres que presenciaram a discussão.

O concurso Miss Universo prosseguiu apesar da polêmica, com as candidatas participando de um evento de boas-vindas em Bangkok, nesta quarta-feira (5). A vencedora será coroada a nova Miss Universo em 21 de novembro.

Assuntos relacionados

Miss Universo
Tailândia
México

Últimas Notícias