Buscas por presidente do Irã: drone localiza fonte de calor; vice diz que resgate fez contato com vítimas
Líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, discursou e tentou tranquilizar população sobre ausência de informações concretas
Gabriella Furquim
Mais de 15 horas após o desaparecimento do helicóptero em que estava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, as informações sobre as buscas pelo político iraniano e sua comitiva continuam desencontradas.
+Neblina e montanhas dificultam localização do helicóptero do presidente do Irã
Na noite deste domingo (19), a agência estatal Anadolu afirmou que um drone enviado pela Turquia havia identificado uma “fonte de calor” que poderia ser dos destroços da aeronave que transportava Raisi.
Mais cedo, o vice-presidente do país, Mohsen Mansouri, anunciou que pessoas que estavam no mesmo helicóptero conseguiram entrar em contato com as equipes de resgate.
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursou sobre o episódio. “Esperamos que o Todo-Poderoso traga nosso querido presidente e seus companheiros de volta à nação com boa saúde. Mas, nosso querido povo, quer vocês estejam aqui presentes ou aqueles que ouvirão minha mensagem mais tarde, tenham certeza de que não haverá interrupção no trabalho do país”, afirmou
Pouso forçado
Segundo informações da agência oficial do país, a aeronave fez um pouso forçado, neste domingo (19), em uma região de difícil acesso, com montanhas, florestas e intensa neblina.
Ao comunicar as buscas, a agência pediu orações para o líder político do Irã. A situação das pessoas a bordo do helicóptero permanece desconhecida.
Localização da aeronave
A mídia estatal do Irã chegou a dizer que a aeronave havia sido encontrada e que teriam conseguido entrar em contato com um dos passageiros do helicóptero. A informação, no entanto, foi negada pelo Crescente Vermelho, braço da Cruz Vermelha em países muçulmanos.
Após o questionamento do Crescente Vermelho, o porta-voz do regime iraniano Ali Jahromi afirmou que não tinha novas informações e que a situação era “difícil e complexa” por conta do “mau tempo”.
.