Publicidade
Mundo

Brasileiros em Paris realizam atos contra anistia e PEC da Blindagem

Outras capitais europeias, como Londres, Lisboa e Berlim, também registraram protestos contra as pautas, aprovadas nesta semana pelo Congresso

Imagem da noticia Brasileiros em Paris realizam atos contra anistia e PEC da Blindagem
Brasileiros protestam contra o projeto da anistia e a PEC da Blindagem no Jardim Marielle Franco, em Paris | Foto: Reprodução/Instagram/@ptparisoficial - 21.09.2025
• Atualizado em
Publicidade

Brasileiros em Paris, na França, realizam, neste domingo (21), atos em apoio à mobilização nacional contra o projeto da anistia e a PEC da Blindagem, votados e aprovados nesta semana pelo Congresso Nacional. Outras capitais europeias, como Londres, Lisboa e Berlim, também registraram protestos. As informações são da Rádio França Internacional (RFI).

Em Paris, as manifestações foram organizadas por coletivos brasileiros na França, como o Memórias da Resistência Brasileira na França 2016-2023, o Alerte France Brésil e o núcleo do PT no país, com apoio da Fibra Internacional Brasileira contra o Golpe e pela Democracia. Os eventos aconteceram no formato "flashmob" (abreviação para "flash mobilization", mobilização rápida), sem a autorização das autoridades de segurança, e foram realizadas em eventos já previstos há muito tempo.

+ Poder Expresso: Entenda o PL da Anistia, que teve sua urgência aprovada na Câmara

O primeiro deles ocorreu durante o piquenique do Coletivo Leitoras de Paulo Freire, que acontece todo ano no Jardim Marielle Franco, criado em Paris em 2019 em homenagem à vereadora e ativista carioca assassinada. Já o segundo aconteceu no encerramento do evento Food Temple Brésil, feira gastronômica que reúne grandes chefs brasileiros desde a última quinta-feira (25).

Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes expressaram sua indignação com o Congresso Nacional, a anistia e a PEC da Blindagem, chamada pelos participantes de PEC da Bandidagem. Eles também pediram o fim da escala 6x1, a isenção do IR e a taxação dos super-ricos.

+Bancada do PT no Senado divulga manifesto contra a PEC da Blindagem: "casta intocável de alecrins dourados"

No Brasil, manifestantes foram às ruas em ao menos 22 capitais para protestar contra as pautas aprovadas no Congresso. Os atos foram convocados pela Frente Povo Sem Medo, articulação de grupos de esquerda. Um dos lemas do protesto é "Congresso inimigo do povo". As duas maiores manifestações aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na capital paulista, a concentração ocorre no Museu de Arte Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, com shows gratuitos de Curumim, Marina Lima, Leoni e outros. Já na cidade fluminense a mobilização será em Copacabana, com apresentações de artistas célebres, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, que vão cantar juntos em um trio elétrico, saindo do Posto 5. Djavan, Lenine e outros cantores também vão marcar presença.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade