Mundo

Brasil é o 6º país com mais azeites premiados no ranking mundial de 2025

País cai uma posição em relação a 2024 e foi superado por Portugal no Evoo World Ranking; seis empresas nacionais figuram no top 100

Imagem da noticia Brasil é o 6º país com mais azeites premiados no ranking mundial de 2025
Preços do azeite de oliva disparam e consumidores buscam alternativas | Pexels
• Atualizado em
Publicidade

O Brasil se destacou no mercado global de azeites extravirgens ao aparecer entre os 10 países mais premiados na edição de 2025 da Evoo World Ranking. Divulgado na sexta-feira (14), o ranking mostra o país na sexta colocação mundial, tendo seis empresas no top 100 e azeites premiados.

A lista, elaborada pela organização internacional que compila resultados das principais competições de azeite do mundo, é liderada por Itália, Espanha e Turquia, que concentram as maiores notas acumuladas ao longo do ano. Na sequência aparecem Grécia e Portugal, tradicionais produtores, antes da posição ocupada pelo Brasil, sendo o país mais bem colocado do hemisfério sul na edição de 2025.

+ Bairro da Liberdade em SP é eleito um dos 25 melhores destinos do mundo, segundo ranking

O desempenho brasileiro representa uma consolidação do avanço recente da olivicultura nacional. O país superou Tunísia, Israel, Estados Unidos e Argentina, que completam o top 10. Resultado também confirma o crescimento do setor, que ampliou a produção, diversificou cultivares e alcançou maior reconhecimento em concursos internacionais.

Confira top 10 de países

1 - Itália

2 - Turquia

3 - Espanha

4 - Grécia

5 - Portugal

6 - Brasil

7 - Tunísia

8 - Israel

9 - Estados Unidos

10 - Argentina

Seis empresas brasileiras no top 100

Entre os destaques está a presença de seis produtores brasileiros entre as 100 melhores sociedades de azeite do mundo, demonstrando que o país mantém regularidade em diferentes competições e categorias avaliadas pelo ranking.

+ Brasil tem restaurante entre os 50 melhores do mundo; outros 4 ficaram no top 100

A empresa Estância das Oliveiras Agroindustrial Ltda. aparece na terceira ocupação mundial, com sete azeites na lista mundial, seguida de Essenza Agroecológico Ltda., Al-Zait e Cia., Fazendas do Azeite Sabiá Ltda., Próspero e Óleos artesanais GrattaCielo, nas posições 14°, 39°, 48°, 50° e 90°, respectivamente.

O avanço no ranking reforça o processo de profissionalização do setor, que tem se expandido especialmente em estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Além disso, a inclusão de azeites brasileiros em listas internacionais é apontada como um estímulo à competitividade e à abertura de novos mercados.

Publicidade

Assuntos relacionados

Azeite
Brasil
ranking
comida
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade