Botsuana revela maior diamante encontrado em mais de 100 anos
O gigantesco diamante de 2.492 quilates é o segundo maior já encontrado em uma mina e é o maior desde a descoberta histórica de 1905
SBTNews
O maior diamante descoberto em mais de um século foi encontrado em uma mina em Botsuana. Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (23), o presidente do país, Mokgweetsi Masisi, exibiu a pedra preciosa, que tem o tamanho de um punho, ao mundo.
De acordo com o governo de Botsuana, o gigantesco diamante de 2.492 quilates é o segundo maior já encontrado em uma mina e é o maior desde a descoberta histórica de 1905.
+ Incêndio em hotel na Coreia do Sul deixa pelo menos sete mortos e 12 feridos
A impressionante pedra, que ainda não foi nomeada, foi apresentada oficialmente no gabinete do presidente Masisi. Com cerca de meio quilo, o diamante chamou a atenção do presidente, que foi um dos primeiros a segurá-lo.
+ Tribunal Supremo da Venezuela atesta vitória de Maduro e proíbe divulgação de atas
"É impressionante", declarou Masisi, emocionado. "Tenho sorte de ter visto isso na minha época." O presidente chegou a engasgar e expressou um "uau" antes de convidar altos funcionários do governo para admirarem a descoberta de perto.
+ Talibã publica leis que proíbem mulheres de falar e mostrar o rosto em público no Afeganistão
Autoridades de Botsuana informaram que ainda é cedo para avaliar a pedra ou definir como ela será comercializada. Em 2016, um outro diamante menor, também descoberto na mesma mina, foi vendido por US$ 63 milhões, estabelecendo um recorde para uma gema bruta.
"Estamos testemunhando a história sendo feita", afirmou Naseem Lahri, diretor administrativo da Lucara Diamond Corp. em Botsuana, a empresa canadense responsável pela descoberta. "Estou muito orgulhoso. Este é um produto de Botsuana."