Governo Biden pede autorização para remover arame farpado na fronteira com México
Solicitação foi enviada à Suprema Corte dos Estados Unidos em meio a impasse com o governo do Texas
O governo do presidente Joe Biden solicitou à Suprema Corte dos Estados Unidos que autorize a Patrulha da Fronteira a remover o arame farpado instalado na fronteira com o México. No pedido, enviado na 3ª feira (2.jan), o governo alega que o arame impede que os agentes cheguem aos migrantes que já passaram para o país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A solicitação ocorre em meio à disputa com o governo do Texas, responsável pela instalação do arame nas margens do Rio Grande. Isso porque, no ano passado, o estado entrou com uma ação após os agentes cortarem parte dos fios, alegando que a ação destruiu ilegalmente propriedades estatais, e prejudicou a segurança na região.
Um juiz federal se recusou a impor uma liminar contra o governo federal, mas o Tribunal de Apelações do 5º Circuito, com sede em Nova Orleans, decidiu a favor do Texas. Na decisão, a Corte afirmou que os agentes não poderiam cortar ou mover o arame farpado a menos que houvesse uma emergência médica envolvendo os migrantes.
+ Governo dos EUA processa Texas por barreira flutuante para impedir migração
"Como outros agentes de aplicação da lei, os agentes da Patrulha de Fronteira que operam em circunstâncias difíceis na fronteira devem tomar decisões dependentes do contexto, às vezes em frações de segundo, sobre como aplicar as leis federais de imigração, mantendo a segurança pública", escreveu a procuradora-geral Elizabeth Prelogar.