Publicidade
Mundo

Biden celebra acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas: "Minha diplomacia nunca cessou esforços"

Plano envolve troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, além da retirada de Israel de Gaza; democrata diz que manutenção dependerá de Trump

Imagem da noticia Biden celebra acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas: "Minha diplomacia nunca cessou esforços"
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, celebrou o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, e afirmou que seu governo nunca cessou os esforços para alcançar o fim da guerra de 15 meses.

"Hoje, após muitos meses de diplomacia intensiva por parte dos Estados Unidos, juntamente com Egito e Catar, Israel e Hamas chegaram a um cessar-fogo e a um acordo de reféns", celebrou o presidente em nota no X, antigo Twitter. "Minha diplomacia nunca cessou seus esforços para fazer isso".

Em pronunciamento, o democrata deu mais detalhes sobre o plano, apresentado por ele em maio. Segundo Biden, o cessar-fogo terá três etapas.

A primeira fase durará seis semanas e inclui um cessar-fogo completo e a liberação de reféns mulheres, idosos e feridos do Hamas. Em troca, Israel irá soltar centenas de palestinos presos. Durante a fase 1, os palestinos também poderão retornar para suas casas em todas as regiões de Gaza. Concomitantemente, Israel irá liberar a entrada de assistência humanitária na Faixa de Gaza.

"Durante as próximas seis semanas, Israel irá negociar os arranjos necessários para chegar à fase dois, que é o fim permanente da guerra. Me deixe falar de novo, um fim permanente da guerra", afirmou Biden. "Existem inúmeros detalhes que precisam ser negociados para passarmos da fase um para a fase dois, mas o plano diz que se a negociação passar de seis semanas, o cessar-fogo vai continuar enquanto as negociações não chegam ao fim."

Biden também lembrou em seu discurso que o acordo firmado por Israel e Hamas é o mesmo que ele havia proposto meses antes.

"Hoje, Hamas e Israel concordaram com esse cessar-fogo e o fim da guerra. Vocês que acompanharam as negociações podem atestar que a estrada não foi fácil, eu trabalhei com política externa por décadas, essa foi uma das mais difíceis negociações que eu já experimentei, e chegou a esse ponto devido à pressão que Israel impôs sobre o Hamas com a ajuda dos Estados Unidos".

O mandatário ainda deu mais detalhes sobre as fases 2 e 3 do acordo. Segundo o chefe de Estado, a fase dois terá a troca dos reféns restantes, incluindo soldados, pela retirada total das tropas de Tel Aviv do enclave palestino. Já na fase três, os corpos dos reféns mortos em Gaza serão devolvidos às famílias e um grande plano de reconstrução da Faixa de Gaza começará.

Biden observou que sua administração negociou o acordo, mas que a equipe de Donald Trump, presidente eleito dos EUA que assume o cargo no próximo dia 20, será encarregada de garantir que ele seja implementado. “Nos últimos dias, temos falado como uma equipe”, disse Biden.

Antes mesmo da confirmação oficial, Donald Trump usou a rede social Truth Social para celebrar o fim das negociações. "Nós temos um acordo para os reféns no Oriente Médio. Logo eles serão soltos. Obrigado!", escreveu.

WhatsApp Image 2025-01-15 at 14.35.38.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-15 at 14.35.38.jpeg

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade