Barco de flotilha que tenta levar ajuda para Gaza é atacado; Thiago Ávila e Greta Thunberg estavam a bordo
Embarcação sofreu danos causados por incêndio no convés principal e no depósito abaixo do convés, mas todos os seis passageiros e tripulantes estão seguros

Sofia Pilagallo
O barco Family, da flotilha que tenta levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, foi atacado por um drone nesta segunda-feira (8), em águas próximas à Tunísia. O brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg, entre outros ativistas, estavam a bordo da embarcação. Todos os seis passageiros e tripulantes estão seguros.
+ Israel promete "furacão" de ataques em Gaza para forçar Hamas a aceitar rendição
"Danos causados por incêndio atingiram o convés principal e o depósito abaixo do convés. Uma investigação está em andamento e, assim que mais informações estiverem disponíveis, serão divulgadas imediatamente", escreveu a Global Sumud Flotilla (GSF), coalização que organizou a missão, em comunicado.
"Atos de agressão com o objetivo de intimidar e sabotar nossa missão não nos deterão. Nossa missão pacífica de romper o cerco à Faixa de Gaza em solidariedade ao seu povo continua com determinação e determinação", acrescentou.
A flotilha saiu de Barcelona, na Espanha, no último dia 31 de agosto. Ao todo, 80 barcos, de 44 países, compõem a nova tentativa de levar ajuda para o enclave palestino.
Ainda não está claro quem foi o responsável pelo ataque. A mídia árabe atribuiu a ação às pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), mas o exército israelense não se pronunciou até o momento.
+ Democratas divulgam suposta carta de aniversário de Trump para Epstein
Em junho de 2025, outra missão naval que tentava chegar a Gaza com alimentos e outros suprimentos foi interceptada em águas internacionais pelas forças militares de Israel. À época, a justificativa foi a de que ativistas estavam realizando um "truque de mídia para publicidade".