Ator Gérard Depardieu é condenado a 18 meses de prisão por agressão sexual
Defesa negou acusações de abuso no set do filme "Les Volets Verts" durante todo o julgamento

Giovanna Tuneli
O ator francês Gérard Depardieu foi condenado por agressão sexual a duas mulheres no set de filmagem do longa-metragem "Les Volets Verts", em 2021. O julgamento aconteceu no tribunal de Paris, na França, e o astro de cinema recebeu uma pena de 18 meses de prisão nesta terça-feira (13).
As vítimas são uma figurinista e uma assistente de direção, que relataram toques forçados, comentários obscenos e intimidação por parte de Depardieu. As acusações fizeram com que o caso fosse um dos casos de maior repercussão do movimento #MeToo já apresentados a juízes na França.
+ Mujica enfrenta fase terminal de câncer e está sob cuidados paliativos, diz esposa
"Não vejo por que eu perderia meu tempo apalpando uma mulher, seu traseiro, seus seios. Eu não sou um pervertido do metrô", declarou o francês.
O ator de 76 anos negou qualquer irregularidade durante as audiências, alegou que a mídia usou os relatos das vítimas contra ele para destruir sua reputação e criticou o movimento #MeToo. "Esse movimento vai se tornar um terror", afirmou no julgamento. A defesa também pediu que as acusações contra o astro fossem retiradas.
No julgamento, a Promotoria francesa solicitou uma condenação 18 meses com suspensão da pena para o ator. Além disso, ainda foi solicitada à Justiça uma multa de 20 mil euros (cerca de R$ 124.120), indenização para as vítimas e que Depardieu fosse submetido a tratamento psicológico e registrado como autor de crimes sexuais.
+ O mistério de Madeleine McCann: novas provas reacendem esperança de resolução
O tribunal correcional de Paris seguiu o pedido da Promotoria e o juiz Thierry Donard declarou que a explicação do ator sobre os eventos não foi convincente, condenando Depardieu. A defesa do ator diz que irá recorrer da decisão.
Outras acusações
Essa é a primeira vez que o ator francês vai a julgamento por acusações de agressão sexual. Depardieu já foi acusado de abuso por cerca de 20 mulheres, mas nenhum caso foi levado ao tribunal.
A falta de evidências foi uma das causas para arquivamento das denúncias.