Atleta de xadrez russa é presa após envenenar tabuleiro da rival com mercúrio antes de competição
Amina Abakarova, de 40 anos, teria confessado que derramou a substância letal perto do tabuleiro onde Umayganat Osmanova, de 30 anos, iria jogar
Antonio Souza
Uma jogadora russa de xadrez foi presa após supostamente envenenar sua rival. Amina Abakarova, de 40 anos, teria confessado que derramou mercúrio perto do tabuleiro onde Umayganat Osmanova, de 30 anos, iria jogar.
+ Olimpíada de Paris: técnica húngara de ginástica é suspeita de fazer gesto supremacista branco
O caso aconteceu na última sexta-feira (3), durante o Campeonato de Xadrez do Daguestão, em Makhachkala, no sul da Rússia. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que Amina despeja a substância no tabuleiro.
Veja:
Segundo o portal inglês "The Mirror", Umayganat teve tontura e náuseas e precisou de atendimento médico. Abakarova foi detida e pode pegar até três anos de prisão se for condenada.
+ Agência Mundial Antidoping acusa EUA de permitir competição de atletas dopados
De acordo com autoridades policiais, ela alegou que seu motivo para o envenenamento foi a “hostilidade pessoal” de Osmanova, após ser derrotada por ela em uma competição regional. Além disso, Osmanova também teria sido rude com seus familiares.
Osmanova está pressionando pela “punição máxima” para Abakarova, que enfrenta acusações de “inflição intencional de dano corporal”
Após o envenenamento, Osmanova passa bem e continuou a participar do torneio.
Alexander Tkachyov, diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, declarou que a federação está considerando a imposição de uma proibição vitalícia a Abakarova.