Ataque russo deixa seis mortos e 20 feridos em cidade ucraniana
Bombardeios atingiram edifício residencial; criança de seis anos está entre as vítimas

Camila Stucaluc
A Rússia lançou um novo ataque aéreo contra a Ucrânia na noite de domingo (17). Segundo autoridades locais, os bombardeios atingiram a cidade de Kharkiv, segunda maior do país. Até o momento, seis mortes foram confirmadas, incluindo a de uma criança, enquanto 20 pessoas ficaram feridas.
Kharkiv vem sendo alvo regular dos ataques russos desde o início da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Desta vez, os bombardeios atingiram um edifício residencial, deixando dezenas de pessoas presas nos escombros. Ihor Terekhov, prefeito da cidade, lamentou o ocorrido.
“A vítima mais jovem tem apenas seis anos de idade. Estas são as consequências de um ataque terrorista a um edifício residencial. Minhas sinceras condolências às famílias e amigos de todas as vítimas. Kharkiv se lembra de todas as vítimas. E Kharkiv definitivamente sobreviverá”, disse.
O ataque russo aconteceu em meio às negociações de paz, mediadas pelos Estados Unidos. Na última sexta-feira (15), o presidente Donald Trump se encontrou com o líder russo, Vladimir Putin, no Alasca. Nesta segunda-feira (18), o republicano terá uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, em Washington.
+ Trump minimiza cessar-fogo após reunião com Putin: "Muitas vezes não se sustenta"
Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que Zelensky pode acabar a guerra com a Rússia “quase imediatamente”. Para isso, no entanto, ele apontou que o presidente ucraniano deverá abandonar a ideia de recuperar a Crimeia, anexada por Moscou em 2014, bem como de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ambos os termos fazem parte das exigências de Moscou.