Após Trump, Maduro abre possibilidade de diálogo para conter tensão no Caribe
Países encontram-se em meio a uma crise militar desde setembro, quando os EUA iniciaram uma operação contra o narcotráfico em águas internacionais


Camila Stucaluc
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sugeriu estar aberto a dialogar com o líder norte-americano Donald Trump sobre a tensão no Caribe. A declaração foi dada durante discurso televisivo na segunda-feira (17), um dia após Trump dizer o mesmo.
“Quem quiser conversar com a Venezuela, conversará cara a cara. Reafirmamos que somente por meio da diplomacia os países e governos livres devem se entender, e somente por meio do diálogo devem buscar pontos em comum em questões de interesse mútuo. O diálogo é o caminho para a busca da verdade e da paz”, disse Maduro.
Estados Unidos e Venezuela encontram-se em meio a uma crise militar desde setembro, quando Washington iniciou uma operação naval contra o narcotráfico no Caribe e no Pacífico, perto das costas da Venezuela e da Colômbia. Trump acusa cartéis latino-americanos de transportarem drogas para o território norte-americano pelo mar.
A operação despertou alerta no governo Maduro, que começou a mobilizar militares e milicianos para reforçar o patrulhamento da fronteira. Isso porque o líder venezuelano teme que a operação naval norte-americana seja uma ofensiva disfarçada, com o objetivo de mudar o regime do país à força, o que poderia resultar em um conflito armado.
+ Maduro sanciona lei que amplia controle sobre defesa nacional
No domingo, Washington realizou o 21º ataque contra barcos suspeitos de narcotráfico na região, resultando na morte de três tripulantes. Pelas redes sociais, o governo disse que informações de inteligência confirmaram que a embarcação estava envolvida no contrabando de narcóticos, transitando por uma rota de narcotráfico conhecida.
Pedido de paz
No último fim de semana, Maduro voltar a pedir paz aos Estados Unidos. Durante comício no sábado (15), o venezuelano invocou o que chamou de "hino da paz" de John Lennon, surpreendendo apoiadores ao cantar a canção "Imagine". “"Paz, paz, paz. Façam tudo pela paz. Como John Lennon costumava dizer. É o momento de acreditar na convivência e na esperança”, disse.







