Antony Blinken diz que o primeiro-ministro de Israel aceitou proposta de cessar-fogo
Benjamin Netanyahu diz que, para efetivar o cessar-fogo no conflito contra o Hamas, o grupo palestino também deve concordar com a proposta
O secretário de Estado dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (19) que o primeiro-ministro de Israel aceitou a proposta de cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza proposta pelos mediadores na semana passada. Antony Blinken disse que conseguiu convencer Benjamin Netanyahu em sua nona missão diplomática no Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e Hamas. O primeiro-ministro disse que seria necessário que o grupo palestino aceitasse os termos para efetivar o cessar-fogo.
O secretário dos Estados Unidos desembarcou em Israel no domingo (18) e conversou com Netanyahu nesta segunda-feira (19). O governo norte-americano tenta pressionar Israel e o grupo extremista Hamas a aceitarem os termos da nova proposta de cessar-fogo apresentada na semana passada pelos mediadores Catar e Egito – além dos Estados Unidos – na rodada de negociações mais recente, em Doha, no Catar.
Na sexta-feira (16), os mediadores relataram progresso nas negociações, embora o Hamas tenha demonstrado resistência a novas demandas israelenses. A proposta em negociação prevê um processo em três fases, em que o Hamas libertaria todos os reféns capturados durante o ataque de 7 de outubro enquanto Israel retiraria suas tropas de Gaza e libertaria prisioneiros palestinos.
Até a publicação dessa reportagem, o grupo palestino não havia anunciado se concordava ou não com a proposta.