Mundo

Ali Khamenei declara vitória sobre Israel na primeira aparição pública desde início de cessar-fogo

Trégua no conflito entre países começou a valer na terça (24) e foi intermediado por Trump

Imagem da noticia Ali Khamenei declara vitória sobre Israel na primeira aparição pública desde início de cessar-fogo
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei | Divulgação/Governo do Irã
• Atualizado em

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, reivindicou nesta quinta-feira (26) vitória sobre Israel na primeira aparição pública desde início do cessar-fogo. A trégua na guerra, iniciada em 12 de junho, foi intermediada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e começou a valer na terça (24).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Khamenei também afirmou, durante pronunciamento, que os EUA, motivados por Israel, entraram diretamente na guerra, mas que seus ataques não obtiveram nenhuma conquista. As falas do líder iraniano fazem referência aos bombardeios que norte-americanos executaram contra instalações nucleares do país no último sábado (21).

As falas de Khamenei corroboram a falta de sintonia nos discursos de Trump e da inteligência norte-americana. Enquanto o presidente dos EUA chama o ataque à usina de Fordow de "devastadora", o relatório preliminar da inteligência do país indica que o bombardeio norte-americano pode ter atrasado o programa nuclear de Teerã em menos de seis meses.

No fim do pronunciamento, Khamenei também afirmou que o povo iraniano se manteve unido. O líder demonstrou um grande apoiou às Forças Armadas do país e reforçou que a população demonstrou um caráter excepcional durante período do conflito.

Cessar-fogo

Israel e Irã estão em trégua desde terça (24). Até o momento, não houve novos ataques registrados. O conflito, que durou 12 dias, deixou ao menos 638 mortos, quase 8 mil feridos, e teve mais de 2 mil ataques entre os dois países.

*Com informações da Associated Press

Últimas Notícias