Aeroporto da capital da Noruega suspende voos após suposta invasão de drones
Piloto relatou ter visto drones desconhecidos próximos à pista; as operações já foram normalizadas

Caroline Vale
O Aeroporto de Oslo Gardermoen, na capital da Noruega, suspendeu temporariamente os pousos na manhã desta segunda-feira (6) após relatos de um possível avistamento de drones nas proximidades, segundo a imprensa local.
De acordo com a operadora aeroportuária Avinor, algumas aeronaves precisaram aguardar no ar até que a situação fosse esclarecida, mas nenhuma foi desviada para outros aeroportos.
+ Exclusivo: SBT visita fábrica de drones de guerra na Ucrânia
A polícia teria recebido um chamado por volta da meia-noite, depois que um piloto afirmou ter avistado entre três e cinco drones durante a aproximação ao aeroporto. A observação, porém, não foi confirmada até o momento.
Ainda segundo a Avinor, as operações no aeroporto foram retomadas pouco depois e o tráfego aéreo segue normal.
Nos últimos meses, aeroportos europeus têm registrado uma série de interrupções causadas por relatos de drones próximos às pistas, incluindo ocorrências recentes em Copenhague, na Dinamarca.
O caso mais recente foi no aeroporto de Munique, na Alemanha, na noite da última quinta (2). O mesmo ocorreu na sexta (3), quando duas pistas do aeroporto de Munique foram fechadas após novas suspeitas de drones na área, segundo autoridades locais.
+ Aeroporto de Munique fecha pistas pela segunda vez em 24 horas após novo alerta de drones
Os incidentes têm causado preocupação entre autoridades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que chegaram a suspeitar de uma possível ligação com a Rússia, já que os países afetados integram a aliança militar e apoiam a Ucrânia. A Rússia, no entanto, nega qualquer envolvimento.