Publicidade
Mundo

Exclusivo: SBT visita fábrica de drones de guerra na Ucrânia

Empresa em Kiev produz milhares de drones por mês e se tornou braço das forças armadas ucranianas, ampliando a capacidade de ataque a alvos estratégicos

Publicidade

Drones tornaram-se equipamentos militares fundamentais tanto para russos quanto para ucranianos na atual fase da guerra. O jornalismo do SBT obteve acesso exclusivo a uma empresa em Kiev que está na linha de frente da fabricação desses aparelhos e se transformou em um braço das Forças Armadas da Ucrânia.

A arma tem sido usada pelos ucranianos para atingir alvos estratégicos em território russo. Desenvolver rapidamente esse tipo de tecnologia foi fundamental para a Ucrânia desde o início da invasão em larga escala, e o país tornou-se referência mundial nessa área.

+ Ataque russo com drones atinge estação ferroviária na Ucrânia e deixa 1 morto e 30 feridos

O SBT teve acesso raro a uma empresa comandada por um jovem de 28 anos, que passou a integrar a estrutura de apoio das Forças Armadas ucranianas. O acordo para a visita exigiu manter em segredo a localização do local, que é considerado um alvo das forças russas. O prédio, segundo os responsáveis, parece um imóvel comercial comum na capital ucraniana, mas em salas comerciais são produzidos todos esses drones.

A empresa afirma fabricar três mil drones por mês e operar 24 horas por dia, sete dias por semana. Existem centenas de pequenas fábricas semelhantes espalhadas pelo país.

+ Netanyahu diz que Israel está perto de “conquista significativa” e espera anunciar retorno de reféns

Essa nova geração de drones pode voar a até 150 quilômetros por hora. Como são presos por cabo de fibra óptica, não ficam sujeitos a interferência por rádio ou por terra. Podem atingir um alvo a 150 km/h, o que dificulta o trabalho de soldados em terra que tentam abatê-los com armamento convencional.

O desafio dos ucranianos é vencer a guerra tecnológica, mantendo-se sempre à frente. Os drones de fibra óptica atacam alvos em distância limitada, em média 20 quilômetros. Também é preciso equilibrar o peso: quanto maior a distância, maior a bateria necessária e menor a capacidade de carga de explosivos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Guerra na Ucrânia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade