Porta-voz do Exército de Israel confirma brasileiro entre reféns do Hamas
Parte dos reféns vem sendo liberado nos últimos dias, em meio a acordo por trégua na guerra
SBT News
Em entrevista ao programa Poder Expresso, do SBT News, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, major Rafael Rosenshein, confirmou que há ao menos um brasileiro entre os reféns mantidos pelo grupo Hamas. A informação foi dada, inicialmente, pelo presidente Lula durante conversa com jornalistas no Qatar, nesta 5ª feira (30.nov).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nós sabemos que tem um brasileiro que foi sequestrado pelo grupo terrorista Hamas, está sendo mantido junto com mais de 140 pessoas que ainda estão sequestradas pelo Hamas, dentre eles tem ainda crianças, mulheres e idosos", afirmou Rosenshein.
Ainda segundo o major, em 7 de outubro, data dos ataques ao território israelense, o Hamas sequestrou mais de 40 crianças e 26 idosos com mais de 70 anos. Estima-se que 200 pessoas ao todo tenham sido sequestradas pelo grupo. Parte dos reféns vem sendo liberada nos últimos dias, em meio a um acordo por uma trégua na guerra na região.
Lula
Na manhã desta 5ª, após encontro com o emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al-Thani, Lula disse que o refém pode ser liberado nos próximos dias.
"Porque o Qatar teve um papel importante para liberação dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, ainda tem mais brasileiros lá ainda, na liberação de um refém, sabe, que ainda pode ser liberado por esses dias. E eu vim agradecer [pelo apoio do Qatar nas negociações]", afirmou Lula.
O Qatar tem atuado nas intermediações da guerra entre Israel e Hamas, e contribuiu com a saída de brasileiros que retornaram ao país.
Confira a íntegra da entrevista com Rafael Rosenshein (a partir de 3min29seg):