Homem mata criança mulçumana de seis anos por ódio religioso nos EUA
Menino foi esfaqueado 26 vezes por ser muçulmano; mãe também foi agredida e ficou gravemente ferida
Um chocante incidente no estado de Illinois, nos Estados Unidos, resultou na morte de um menino de seis anos e deixou sua mãe gravemente ferida no último sábado (14.out), após serem atacados pelo senhorio da residência em que viviam. O triste episódio é envolto em alegações de crime de ódio motivado pela fé muçulmana das vítimas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Joseph M. Czuba, de 71 anos, foi preso e agora enfrenta sérias acusações, incluindo homicídio em primeiro grau, tentativa de homicídio em primeiro grau e duas acusações de crime de ódio, além de agressão agravada com arma mortal, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Will, em Illinois.
As autoridades alegam que Czuba, embora tenha permanecido em silêncio diante dos detetives, direcionou seu ataque às vítimas devido à sua fé muçulmana, relacionando o ato de ódio ao conflito em curso no Oriente Médio, envolvendo o Hamas e os israelenses.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
O chamado às autoridades aconteceu pouco antes do meio-dia de sábado (14.out), quando uma mulher fez um desesperado telefonema para os serviços de emergência, relatando que seu senhorio havia a atacado, de acordo com o comunicado do gabinete do xerife.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Czuba sentado no chão, próximo à entrada da casa. Dentro de um quarto, as vítimas foram descobertas, ambas com múltiplos ferimentos de faca. Ambas foram imediatamente levadas a um hospital para receber tratamento.
O menino, vítima do ataque, foi esfaqueado 26 vezes e, infelizmente, não conseguiu sobreviver aos ferimentos. A mãe da criança, uma mulher de 32 anos, também foi alvo dos terríveis ataques, sofrendo mais de uma dúzia de facadas. Atualmente, ela se encontra em processo de recuperação em um hospital local.
+ Mortes em Gaza superam 2.670 e conflito já é o mais mortal da história na região
O Conselho de Relações Americano-Islâmicas (CAIR) em Chicago identificou as vítimas como Hanaan Shahin e seu filho, Wadea Al-Fayoume, em um comunicado à imprensa.
Antes deste trágico episódio, a família tinha residido no térreo da casa por dois anos, sem que tivessem surgido problemas notáveis com Czuba, de acordo com informações do CAIR.
No entanto, mensagens de texto enviadas pela mãe enquanto estava no hospital para o pai do menino descreveram o horror do ataque. Segundo seu relato, o senhorio bateu à porta deles, e, ao ser atendido, tentou sufocá-la antes de iniciar o ataque com uma faca, proferindo palavras de ódio, como: "vocês, muçulmanos, devem morrer".
O governador de Illinois, JB Pritzker, expressou sua indignação, declarando que "tirar a vida de uma criança de seis anos em nome da intolerância é nada menos que o mal". Ele enfatizou que todos os habitantes de Illinois, independentemente de sua fé, merecem viver sem ameaças dessa natureza.
https://t.co/rCFA8fzCq4 pic.twitter.com/tIbFM3uYZp
? Governor JB Pritzker (@GovPritzker) October 15, 2023
Wadea, o menino que perdeu a vida neste trágico episódio, havia comemorado seu aniversário poucos dias antes de sua morte. O diretor executivo do CAIR-Chicago, Ahmed Rehab, descreveu Wadea como um garoto de seis anos que amava a vida, seus brinquedos, atividades esportivas e, acima de tudo, sua família.
"Ele não tinha conhecimento dos conflitos mundiais, mas infelizmente teve que pagar um preço terrível por eles", lamentou Rehab.
A família de Wadea, seus pais, havia se mudado para os Estados Unidos há 12 e nove anos, respectivamente, e o menino havia nascido no país, embora sua família fosse originária de uma aldeia na Cisjordânia.
Em uma declaração no X, antigo Twitter, o CAIR expressou choque e perturbação pela morte do menino e destacou a necessidade de se combater a retórica islamofóbica e o racismo anti-palestino.
We are shocked and disturbed to learn that a landlord in Chicago expressing anti-Muslim and anti-Palestinian views broke into a Muslim family's apartment and attacked them with a knife, injuring the mother and killing her 6-year-old son, Wadea Al-Fayoume. @cairchicago will hold a? pic.twitter.com/N0ILuevq4n
? CAIR National (@CAIRNational) October 15, 2023
Czuba permanece sob custódia no Centro de Detenção de Adultos do Condado de Will, aguardando seu primeiro comparecimento perante o tribunal. A presença de um advogado em sua defesa ainda não está confirmada.
*Estagiário sob supervisão de Camila Stucaluc