Publicidade
Mundo

Psicóloga contratada pela embaixada brasileira dá apoio a crianças em Gaza

Profissional envia vídeos com exercícios de respiração e orientações para lidar com traumas, a serviço da representação do Brasil na Palestina

Imagem da noticia Psicóloga contratada pela embaixada brasileira dá apoio a crianças em Gaza
crian
• Atualizado em
Publicidade

A Embaixada do Brasil na Palestina contratou uma psicóloga que dá apoio para as crianças na Faixa de Gaza, vítimas da guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel. Por vídeo, ela envia orientações para lidar com traumas e exercícios de respiração.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A psicóloga contatou os brasileiros, apesar do limitado acesso à internet e disponibilidade de energia elétrica. Nas mensagens, ela oferece conselhos aos adultos, sobre como transmitir segurança às crianças, dá orientações de segurança, ensina exercícios de respiração para lidar com ansiedade e insônia, orienta como lidar com traumas e como agir no momento de uma evacuação repentina.

Treze dos 28 brasileiros que estão na Faixa de Gaza foram abrigados em uma escola católica da região, a Sister Rosary School. A informação é do embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. As outras 15 pessoas preferiram esperar em suas casas enquanto o governo federal negocia a retirada do grupo da região e a transferência para o Brasil.

Dos 28 que pediram ajuda para deixar a região, 15 são crianças. Em vídeos divulgados pela embaixada, crianças aparecem jogando futebol no pátio da escola e tocando piano. Bader Monir, de 11 anos, aparece em gravações falando sobre o abrigo e agradecendo o apoio do Brasil.

"Estou muito feliz porque estou nessa escola. Senti muita segurança. Aqui a gente não pode morrer. O chão é limpo, tudo é limpo. Quero sair de Gaza. Porque aqui em Gaza a gente pode morrer", disse.

Segundo a embaixada, Israel foi comunicado da presença de pessoas na escola, para evitar bombardeios no local. O plano é deslocar esses brasileiros pela fronteira de Gaza com o Egito. 

Além de atendimento psicológico ao grupo, a embaixada brasileira na Palestina providenciou fornecimento de colchões, cobertores e alimentos por meio de doações à escola.

Leia também:

+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel

+ Grupo de brasileiros em Gaza é abrigado em escola, diz embaixador na Palestina

+ Direita x esquerda: guerra entre Israel e Hamas acirra polarização no Brasil

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade