Publicidade
Mundo

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (1º.out)

Será o 11º mandato do país; um dos temas prioritários é a participação de mulheres nos processos de paz

Imagem da noticia Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (1º.out)
Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (1º.out) (Ricardo Stuckert/PR)
• Atualizado em
Publicidade

O Brasil assume, neste domingo (1º.out), a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), um dos seis principais órgãos da instituição.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Será a 11ª vez que o país comanda o grupo, criado em 1945 e formado por cinco membros permanentes e dez, incluindo o Brasil, que ocupam assentos de forma rotativa.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Brasil deve trabalhar a participação das mulheres no processo de paz como um dos temas prioritários à frente do mandato, que vai até dezembro. Haverá debate anual a respeito disso em 25 de outubro.

"O envolvimento de mulheres é essencial ao sucesso e à sustentabilidade dos processos de paz", afirmou o MRE, em post nas redes sociais. 

A agenda de outubro ainda prevê reunião entre o Conselho de Segurança e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, em 5 e 6 de outubro, na Etiópia, e o debate aberto trimestral sobre Oriente Médio, no dia 24/10.

Também estão no roteiro da presidência do Brasil encontros para discutir desafios à paz e segurança na Colômbia, no Iêmen, no Iraque, na Líbia, em Kosovo, no Haiti, na Somália e nos Grandes Lagos africanos.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade