Putin aceita convite de Xi Jinping para visitar a China em outubro
Resposta acontece cerca de seis meses após líder chinês viajar para Rússia
Camila Stucaluc
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aceitou, na 4ª feira (20.set), o convite do líder chinês, Xi Jinping, para visitar a China. A viagem será realizada em outubro, quando Pequim promove o Fórum Cinturão e Rota - evento que visa aumentar o acesso aos mercados internacionais para recriar simbolicamente a antiga Rota da Seda.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É claro que foi um prazer aceitar o convite do presidente da República Popular da China para visitar a China em outubro deste ano no âmbito de um evento de grande escala, o Um Cinturão, Uma Rota. Isto vai ao encontro dos nossos interesses, pois harmoniza nossas ideias para criar um vasto espaço eurasiático. Estamos em sintonia", disse Putin.
A resposta positiva do presidente russo ao convite de Xi acontece cerca de seis meses após o líder chinês visitar a Rússia. No encontro, os líderes trocaram ideias e reforçaram os laços bilaterais. A relação foi reprovada pelo Ocidente, que criticou Pequim por tentar tirar Moscou do isolamento internacional - imposto como uma punição pela invasão na Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os preparativos para a viagem de Putin à China já estão em andamento. Segundo ele, as datas de embarque e desembarque do presidente russo serão anunciadas "no devido tempo".
+ Primeira-dama da Ucrânia pede retorno de crianças deportadas pela Rússia
Essa será a primeira viagem internacional do presidente russo desde que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra ele pela deportação forçada de crianças na Ucrânia. Moscou, no entanto, não reconhece a Corte, fazendo com que o mandato possa ser cumprido apenas se Putin visitar algum país participante do Estatuto de Roma. A China não está entre os signatários.