Londres amplia área para cobrar taxa de veículos poluentes
Medida visa diminuir emissão de gases de efeito estufa e melhorar qualidade do ar
A cidade de Londres ampliou a área que impõe taxas a veículos poluentes. Agora, a chamada Ultra Low Emission Zone (Ulez), que antes englobava apenas alguns bairros da capital britânica, inclui toda a Grande Londres (área metropolitana), passando a cobrar 12,50 libras (cerca de R$ 75) por dia de motoristas que dirigirem carros poluentes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o prefeito de Londres, Sadiq Khan, o principal objetivo da medida é diminuir a emissão de gases de efeito estufa e garantir a melhor qualidade do ar para os moradores. "A poluição atmosférica ainda é muito alta. Expandir a Ulez em Londres significará que mais 5 milhões de pessoas poderão respirar um ar mais limpo", afirmou o prefeito.
Apesar da mudança, Khan informou que a isenção da taxa para comerciantes individuais permanecerá até maio de 2024, enquanto micro-ônibus de organizações sem fins lucrativos não precisarão pagar até 2025. O mesmo é válido para pessoas que recebem benefícios por incapacidade e motoristas de veículos acessíveis a cadeiras de rodas, que ficarão isentos da cobrança até o início de 2027.
+ França pagará bônus para moradores consertarem roupas e sapatos
"Todos os anos, a poluição do ar faz com que milhares de londrinos morram prematuramente e está associada a um risco aumentado de os londrinos desenvolverem doenças que mudam a vida, como câncer, doenças pulmonares, demência e asma. Apesar dos progressos nos últimos seis anos na melhoria da qualidade do ar, ainda há mais a fazer", defendeu Klan.