William Friedkin, diretor de O Exorcista e Operação França, morre aos 87 anos
O último filme do cineasta, The Caine Mutiny Court-Martial, será exibido no Festival de Veneza
Felipe Moraes
O diretor de cinema William Friedkin, conhecido por filmes como o vencedor do Oscar Operação França (1971) e o terror O Exorcista (1973), morreu nesta 2ª feira (7.ago), aos 87 anos. O falecimento foi confirmado à Variety por Stephen Galloway, amigo da esposa do cineasta, Sherry Lansing.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Carreira
Com nome associado ao movimento da Nova Hollywood, que rejuvenesceu e revolucionou o cinema norte-americano nos anos 1970, Friedkin, nascido em Chicago, começou sua trajetória artística dirigindo documentários e trabalhando na televisão.
Dois de seus trabalhos mais notórios foram realizados na década de 1970: Operação França (1971), que venceu cinco prêmios no Oscar, incluindo melhor filme, roteiro adaptado e direção, e o terror sobrenatural O Exorcista (1973), considerado um dos sucessos que iniciaram a era dos blockbusters em Hollywood
A longa carreira de Friedkin, passando por gêneros como thriller e terror, ainda rendeu filmes como O Comboio do Medo (1977), Parceiros da Noite (1980), Viver e Morrer em Los Angeles (1985), Possuídos (2006) e Killer Joe: Matador de Aluguel (2011).
Seu último longa como diretor, The Caine Mutiny Court-Martial, será exibido no 80º Festival de Veneza, programado para acontecer entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro.
Leia também: