Papa Francisco viaja à Lisboa para participar da Jornada Mundial da Juventude
Pontífice se encontrará com políticos e fiéis; evento acontece até domingo (6.ago)
Camila Stucaluc
O papa Francisco embarcou, na manhã desta 4ª feira (2.ago), para Lisboa, capital de Portugal, onde participará da 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, o primeiro realizado após a pandemia de covid-19, teve início na 3ª feira (1.ago) e, segundo a organização, deve reunir mais de 1 milhão de católicos até o fim de semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Quando desembarcar em Lisboa, Francisco será recebido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, com quem seguirá até o Palácio Nacional de Belém, residência oficial do chefe de Estado, para a cerimônia de boas-vindas. Posteriormente, o pontífice tem encontro marcado com o primeiro-ministro António Costa.
Pela manhã de 5ª feira (3.ago) será a vez do papa se reunir com estudantes da Universidade Católica Portuguesa. À tarde, Francisco inicia os encontros com jovens de todo o mundo no Parque Eduardo VII, no centro de Lisboa. No dia seguinte, o pontífice ouvirá a confissão de fiéis no Jardim Vasco da Gama - batizado de "Parque do Perdão".
Na 6ª feira (5.ago), o papa segue para Fátima, onde terá mais um momento de oração com os jovens e visitará a Capela das Aparições. De volta a Lisboa, Francisco fará o evento mais esperado pela JMJ: a Vigília no Parque Tejo. No papamóvel, o pontífice percorrerá todo o grande espaço onde estarão os participantes do evento.
+ Portugueses protestam contra gastos do governo com evento religioso
A viagem do papa acaba no domingo (6.ago), quando será celebrada a Missa pela manhã. A celebração, segundo a tradição, terminará com a entrega da Cruz da Jornada Mundial da Juventude a alguns representantes dos cinco continentes.