Explosão deixa 40 mortos e fere quase 200 em comício político no Paquistão
Homem-bomba provocou ataque; autoridades locais ainda não sabem motivação do atentado
Warley Júnior
Pelo menos 40 pessoas foram mortas e quase 200 ficaram feridas, incluindo crianças, neste domingo (30.jul), em um ataque por homem-bomba a um comício político no noroeste do Paquistão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A explosão ocorreu durante uma reunião com apoiadores do partido conservador Jamiat Ulema-e-Islam-Fazl (JUI-F), muito conhecido por suas ligações com o Islã político linha-dura. Esse comício era feito no distrito de Bajaur, na fronteira com o Afeganistão.
As autoridades locais organizaram uma operação de regaste, que levou todos os feridos para o hospital. Segundo as forças de segurança, o número de mortos pode aumentar, levando em consideração que muitos dos ferídos estão em estado crítico.
A quantidade de pessoas atingidas pela explosão deixou o hospital local lotado. Helicópteros militares tiveram de levar alguns outros feridos para a cidade vizinha Peshawar.
Embora ainda não se saiba a motivação nem ninguém tenha assumido a autoria do ataque, o grupo do Estado Islâmico do Paquistão teria afirmado estar por trás de outros atentados em Bajaur e já declarou ter como alvo o JUI-F. Um líder regional do partido morreu no ataque.
Veja o momento da explosão: