França marca encontro com Lula para discutir crise política na Venezuela
Reunião acontece em Bruxelas e também contará com a presença de representantes da Colômbia e Argentina
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá, nesta 2ª feira (17.jul), com o líder francês, Emmanuel Macron, na Bélgica. O encontro foi anunciado pelo gabinete francês durante o Fórum Empresarial União Europeia-América Latina e contará com a presença dos presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e da Argentina, Alberto Fernández.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar de também estar presente no Fórum, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, não consta na lista de convidados da reunião organizada pelo governo francês.
A situação política da Venezuela voltou a ser discutida no Brasil após uma série de declarações de Lula em relação ao regime de Nicolás Maduro. Durante encontro bilateral com o político em Brasília, Lula afirmou que Maduro é vítima de uma "narrativa de antidemocracia e de autoritarismo" construída pelo mundo.
+ "Crise na democracia dificulta planejamento da atividade econômica", diz Lula
A declaração gerou fortes críticas de parlamentares nacionais, que aprovaram uma moção de repúdio, e da comunidade internacional. O presidente do Chile, por exemplo, disse ser "impossível fazer vista grossa para as violações de direitos humanos na Venezuela" e que o cenário atual no país não é uma narrativa, mas sim uma" realidade séria".