Desemprego entre jovens atinge maior patamar já registrado na China
É o segundo mês consecutivo que os indicadores apontam taxa recorde, diz comunicado do governo
Wagner Lauria Jr.
O Escritório Nacional de Estatísticas da China divulgou, nesta 4ª feira (15.jun), que a taxa de desemprego entre jovens de 16 e 24 anos subiu 20,8%, sendo a maior registrada no país. Em abril, o número já era preocupante, com 20,4% de desempregados nessa faixa etária.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar de dados alarmantes entre a juventude chinesa, os números relacionados ao desemprego urbano geral foram mantidos, com 5,2%. Ainda assim, todos os crescimentos econômicos foram mais tímidos em maio, se comparados com o mês anterior. As vendas no varejo, principal indicador de consumo das famílias, cresceram 18,4% em abril, enquanto nos dados mais recentes, o número foi de 12,7%. A produção industrial também: em abril, 5,6%, já em maio o número foi 3,5%.
A China tem realizado esforços para estimular a demanda doméstica, apontada por especialistas como uma das causas do desaquecimento econômico, na recuperação pós-pandemia. O país também vive um fenômeno sociológico, impulsionado em meio ao cenário pandêmico, em que jovens passaram a optar por largarem seus empregos, em resposta a jornadas exaustivas de trabalho. O movimento é chamado "tang ping", que significa "ficar deitado" em chinês.
Em recado à juventude, o presidente da China, Xi-Jin-Ping disse, em maio, que "as inúmeras instâncias de sucesso na vida demonstram que optar por engolir a amargura na juventude é também optar por receber recompensas", em publicação no jornal oficial chinês, Diário do Povo.
Leia também:
+ Moraes determina bloqueio das redes sociais do influenciador Monark
+ Beyoncé puxa alta da inflação em sua passagem pela Suécia
+ Pix: tecnologia de Fintech brasileira evita fraudes de mais de R$ 20 bi