Resumo da semana: Bolsonaro investigado, PL das Fake News e coroação de Charles
Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo
Camila Stucaluc
A semana começou com uma ampla discussão sobre o Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News. Poucos dias depois, a vacinação contra a Covid-19 voltou a ser notícia com a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na economia, os ânimos não aumentaram com a taxa de juros ainda em dois dígitos. Já no mundo, a monarquia britânica começou um novo capítulo com a coroação do rei Charles III.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:
O PL das Fake News ganhou uma nova discussão nesta semana após o Google passar a exibir, na 2ª feira (1.mai) o texto "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil" na página principal do buscador. A iniciativa fez o Ministério da Justiça pedir uma apuração da ação da plataforma, apontada de "agir de forma abusiva".
O Google, por sua vez, negou estar ampliando o alcance de páginas com conteúdos contrários ao PL e defendeu a transparência em torno do debate. O assunto foi encerrado, por hora, após o presidente da Câmara, Arthur Lira, retirar o texto da pauta. O parlamentar acatou o pedido do relator, que disse precisar de mais tempo para analisar o PL.
PF faz buscas na casa do ex-presidente Bolsonaro
Na 4ª feira (3.mai), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília e no Rio de Janeiro. A operação, apelidada de "Venire", foi realizada após documentos comprovarem a inserção de informações falsas no Ministério da Saúde. O objetivo era emitir certificados falsos de vacinação contra covid-19.
A suspeita é que Bolsonaro tenha utilizado a carteira de imunização falsa para entrar, juntamente da esposa e filha, nos Estados Unidos. O ex-presidente, no entanto, negou as acusações, alegando que, da família, apenas a ex-primeira recebeu a dose da vacina. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro, foi preso na operação.
Copom mantém taxa de juros em 13,75% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve inalterada a taxa referencial de juros no Brasil. Com isso, a Selic permanece em 13,75% ao ano, número que segue desde agosto do ano passado. A manutenção, divulgada na 4ª feira (4.mai), era esperada pela ampla maioria dos agentes financeiros e de análise de mercado.
Em comunicado, o Copom justificou a decisão em meio à maior persistência das pressões inflacionárias globais e à incerteza presente sobre o desenho final do arcabouço fiscal. "O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos provável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado", ressaltou.
Charles III é coroado Rei do Reino Unido
O rei Charles III foi coroado, neste sábado (6.mai), em Londres, no Reino Unido. Ao lado da esposa, agora Rainha Camilla, o monarca foi recebido por cerca de 2 mil convidados, entre líderes mundiais e integrantes da família real, na Abadia de Westminster. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava entre os presentes.
O evento contará com mais dois dias. No domingo (7.mai), será realizado o tradicional "Grande Almoço da Coroação", bem como um concerto especial no Castelo de Windsor. Já na 2ª feira (8.mai), o público britânico será convidado para participar do The Big Help Out, que promove o voluntariado no serviço público.
OMS decide que Covid-19 não é mais emergência sanitária de importância internacional
Após três anos de emergência internacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, na 6ª feira (5.mai), que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O termo é o mais alto de alerta da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.
Em comunicado, a OMS ressaltou que a, agora, a doença "é um problema de saúde estabelecido e contínuo que não constitui mais uma emergência de saúde pública de interesse internacional". A decisão, no entanto, não altera o título de pandemia de Covid-19, declarado em março de 2020.
Leia também
+ Governo federal antecipa 13º salário a 30 milhões de segurados do INSS
+ PF deve abrir inquérito para apurar conversa de golpe de Mauro Cid
+ "Quem traz guerra deve ser julgado", diz Zelensky no Tribunal de Haia
+ Anvisa autoriza exames de análises clínicas em farmácias; veja lista
+ STF forma maioria para derrubar perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira