Coroação do Rei Charles III deve contar com mais de 2 mil convidados
Primeira-dama dos Estados Unidos está entre nomes confirmados para cerimônia
O Palácio de Buckingham divulgou, na 3ª feira (4.abr), o convite da coroação do Rei do Reino Unido, Charles III. A arte, projetada pelo artista Andrew Jamieson, será enviada para mais de 2 mil convidados, entre líderes mundiais e integrantes da família real, que ocuparão a Abadia de Westminster, em Londres, no dia 6 de maio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre os nomes confirmados para a coroação está o da primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden. Em comunicado, o presidente Joe Biden informou que ela irá representar o país na cerimônia e disse que gostaria de encontrar Charles em uma data futura. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também seja convidado.
The official invitation for the Coronation of The King and The Queen Consort has been revealed.
? The Royal Family (@RoyalFamily) April 5, 2023
Designed by Andrew Jamieson, the invitation features the Green Man, an ancient figure from British folklore, symbolic of spring and rebirth, to celebrate the new reign.
1/7 pic.twitter.com/MpajIk0SQw
Além de Charles, a coroação envolve a rainha consorte, Camilla Parker, que, de acordo com o convite, deverá passar a ser chamada apenas de rainha. O atual título foi atribuído por Camilla estar casada com o Charles, integrante de sangue da família real. Pela lei, o termo, simbólico, não concede poderes no papel constitucional do país.
+ Harry e Meghan são convidados para coroação do rei Charles III
A mudança de título desagrada parte dos britânicos, que continuam rejeitando Camilla como parte da família real devido aos atritos com a princesa Diana. Uma pesquisa do Ipsos, por exemplo, revelou que a popularidade da rainha consorte está atualmente em 38%. A aprovação de Charles, por sua vez, segue em 51%.