EUA se opõem à expansão de assentamentos de Israel na Palestina, diz secretário de Estado
Em visita à região, Antony Blinken reforçou aliança com Israel, mas voltou a pedir por solução de dois Estados
SBT News
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, reforçou, nesta 3ª feira (31.jan), a posição norte-americana por uma solução de dois Estados no conflito entre Tel Aviv e Palestina, e afirmou que o país se opõe à expansão de assentamentos israelenses, assim como qualquer atitude que coloque em xeque o status quo de locais históricos sagrados de Jerusalém.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As declarações ocorrem ao fim da viagem de dois dias de Blinken a Israel e à Cisjordânia ocupada, palco de conflitos recentes entre os dois povos, que deixou 35 palestinos e sete israelenses mortos, e voltou a acirrar as tensões na região.
O representante da Casa Branca defendeu o retorno ao diálogo e afirmou que "restaurar a calma" é a tarefa imediata dos Estados Unidos na região, mas não deu detalhes de como planeja fazer isso.
"O presidente Biden continua comprometido com o objetivo de dois Estados. Enquanto isso, nos opomos a qualquer ação de qualquer um dos lados que torne esse objetivo mais difícil de alcançar, mais distante.', afirmou Blinken, que, durante a missão, se encontrou tanto com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, quanto com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.