EUA vão barrar imigrantes ilegais de Cuba, Haiti e Nicarágua
Fluxos de migração para os EUA bateram recorde ; Mais de 2 milhões de migrantes ilegais foram barrados na fronteira
SBT News
O governo de Joe Biden anunciou nesta 5ª feira (5.jan) que irá barrar imigrantes de Cuba, Haiti e Nicarágua que cruzarem a fronteira dos Estados Unidos com o México de forma ilegal. A iniciativa é mais uma tentativa de diminuir o fluxo migratório, que passou de 2 milhões no ano passado, um recorde.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a administração democrata, em contrapartida, serão aceitas 30 mil pessoas por mês dos três países,e Venezuela, por dois anos. Mas, o benefício só poderá ser solicitado por imigrantes que chegarem de forma legal. Eles também terão que comprovar que têm condições de se sustentar nos Estados Unidos, seja com a ajuda de familiares, emprego ou com o auxílio de alguma instituição.
Utilizando a Medida 42, Biden passou a devolver imediatamente ao México, nacionais da Venezuela, Guatemala, Honduras e El Salvador pegos cruzando a fronteira a pé ou nadando. Agora o mesmo deve acontecer com cidadãos destes três países.
Formulada no governo Trump, a medida utiliza a emergência sanitária causada pela covid-19 para barrar imigrantes ilegais de entrarem no país, sem que tenham a chance de pedir asilo.
Biden afirmou que o processo será "ordenado, seguro e humano" e reforçou a mensagem para que imigrantes não tentem cruzar a fronteira de forma ilegal. "Não, não apareça apenas na fronteira", disse."Fique onde está e inscreva-se legalmente a partir daí.", completou.