Publicidade
Mundo

Políticos e artistas lamentam morte do cantor e compositor cubano Pablo Milanés

Músico de 79 anos estava internado em um hospital na Espanha e faleceu na madrugada desta 3ª

Imagem da noticia Políticos e artistas lamentam morte do cantor e compositor cubano Pablo Milanés
pablo milanés
• Atualizado em
Publicidade

O cantor e compositor cubano Pablo Milanés, de 79 anos, faleceu na madrugada desta 3ª feira (22.nov), em um hospital de Madri, na Espanha. Ele estava internado desde 12 de novembro para tratar "infecções recorrentes", segundo sua assessoria de imprensa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conhecido por ser um dos fundadores da Nueva Trova cubana, Pablo Milanés foi homenageado nas redes sociais por artistas e políticos, que lamentaram e também agradeceram o músico por suas canções.

No Twitter, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, classificou Milanés como um dos "maiores músicos" do país e afirmou que a voz dele foi a trilha sonora de sua geração. 

O cantor espanhol Alejandro Sanz agradeceu Pablo Milanés por sua música em um tweet.

O primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero Cruz, afirmou que a cultura do país está de luto pelo falecimento do cantor. 

A cantora Lucero publicou um vídeo em que interpreta uma música de Milanés e completou dizendo que as canções do artista ficarão para a eternidade.

Pedro Sánchez, presidente da Espanha, afirmou que Pablo Milanés deu voz aos sentimentos de uma geração.

Repercussão entre brasileiros

O cantor cubano Pablo Milanés tinha uma grande ligação com músicos brasileiros. Em 1978, sua Canción por la Unidad Latinoamericana foi gravada por Milton Nascimento e Chico Buarque para o disco Clube da Esquina 2.

Buarque conheceu Milanés quando foi jurado em um concurso literário na Casa de las Americas, em Cuba, em 1978. O cantor brasileiro gravou outras músicas de Milanés e em 1986 compôs, em português, uma versão para a canção do cubano Yolanda.

No Instagram, o próprio Milanés havia compartilhado uma foto em que aparece se apresentando com Chico Buarque, Djavan e Caetano Veloso, em 1986.

Também no Instagram, Chico Buarque, parceiro de Milanés em diversas canções, compartilhou nesta 3ª feira (22.nov) um vídeo em que os dois cantam em espanhol a música Como se fosse a primavera.

O ex-senador Cristovam Buarque relembrou no Twitter a morte de Gal Costa e afirmou que o falecimento de Pablo Milanés faz um silêncio triste se espalhar.

Maria do Rosário (PT), deputada federal pelo Rio Grande do Sul, disse que o cantor cubano rompeu, por meio da arte, o bloqueio econômico imposto à Cuba, sendo voz do país em todo o mundo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade