Em York, rei Charles III inaugura estátua póstuma da rainha Elizabeth II
Escultura tem 2 metros de altura e está exposta na área externa da catedral York Minster
Camila Stucaluc
O rei Charles III inaugurou, nesta semana, a primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II. A nova escultura, que tem dois metros de altura e pesa 1,8 tonelada, foi projetada para celebrar o jubileu de platina da monarca e está exposta na área externa da York Minster, a maior catedral gótica da Grã-Bretanha, localizada em York.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Quando esta estátua foi planejada pela primeira vez há cinco anos, ela foi planejada como uma celebração do jubileu de platina da rainha. Agora, como temos testemunhado, com grande tristeza, a passagem desse reinado, é revelado em sua memória, como um tributo a uma vida de extraordinário serviço e devoção", disse Charles.
A estátua, feita com pedra calcária francesa, apresenta Elizabeth vestida com o uniforme da Ordem da Jarreteira e com a coroa "Diadema de Jorge IV", feita em 1820 e usada pela rainha Vitória. A rainha também aparece segurando a esfera e o cetro, símbolos do papel como chefe da Igreja e do Estado.
The King unveils a statue of Her Late Majesty Queen Elizabeth at @York_Minster.
? The Royal Family (@RoyalFamily) November 9, 2022
Designed and carved by Minster stonemason, Richard Bossons, the statue honours the life of service and dedication of Queen Elizabeth II.
? https://t.co/WXkSmy6pYA pic.twitter.com/mHcsEOoFh9
"A falecida Rainha sempre foi vigilante para o bem-estar de seu povo durante sua vida. Agora, sua imagem cuidará do que se tornará a Praça Rainha Elizabeth, por séculos, um exemplo constante do dever e cuidado com os outros, e para nossa comunidade, que é o chamado e o dever que todos compartilhamos", finalizou o rei.
Ocupando o trono desde 1952, Elizabeth morreu de velhice no dia 8 de setembro, tendo o reinado mais longo da história britânica. O funeral de Estado contou com 11 dias de homenagem e a monarca foi enterrada no dia 19 de setembro, ao lado do pai, Rei George VI, e do marido, príncipe Philip.
Leia também
+ Camilla, a rainha consorte da Inglaterra, ganha monograma real
+ Família real recebe mais de 50 mil cartas pela morte de rainha Elizabeth
+ Quase 250 mil pessoas visitaram caixão da rainha Elizabeth II em Londres