Publicidade
Mundo

EUA: eleitores vão às urnas para renovar integrantes da Câmara e do Senado

Disputa acontece em meio a polarização política liderada por Biden e Trump

Imagem da noticia EUA: eleitores vão às urnas para renovar integrantes da Câmara e do Senado
Além do Congresso, fazem parte do pleito de hoje a disputa por 36 dos 50 governos do país | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Os norte-americanos vão às urnas, nesta 3ª feira (8.nov), para renovar os integrantes da Câmara e do Senado. Denominada eleição de meio de mandato, que acontece de modo distrital, os eleitores poderão escolher 435 novos nomes para deputados, além de mudar 35 dos 100 senadores para os próximos dois anos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A votação acontece em meio a uma grande polarização política, liderada pelo presidente Joe Biden, que apoia os democratas, e pelo ex-presidente Donald Trump, que está do lado dos republicanos. O cenário é incerto para o atual mandatário, já que o crescimento da inflação e da violência está aumentando a reprovação do governo.

Tal insatisfação pode dar espaço aos republicanos, que, caso recuperem a liderança no Congresso, dificultarão as aprovações de projetos de lei e poderão abrir investigações contra Biden, assim como já anunciado. A iniciativa também pode marcar uma possível volta de Trump, que já expressou intenção de disputar as eleições gerais em 2024.

Atualmente, a Câmara tem 220 deputados democratas contra 212 do Partido Republicano, enquanto o Senado encontra-se balanceado, com metade de cada partido. No último caso, no entanto, como o vice-presidente também é um senador e vota em casos de empate, os democratas aparecem no controle.

"Os jovens da América de hoje são a geração mais envolvida, mais generosa e menos preconceituosa da história americana. Eles são uma das muitas razões pelas quais eu nunca estive tão otimista sobre as perspectivas da América", disse Biden, que tenta liderar o voto entre os jovens com pautas como a legalização do aborto e a liberação da maconha

+ COP27: premiê britânico promete três vezes mais verbas para adaptações

Além do Congresso, fazem parte do pleito de hoje a disputa por 36 dos 50 governos do país, bem como postos de autoridades estaduais, prefeitos e ministros de tribunais superiores. Nas eleições estaduais, o cargo mais importante é o de secretário de Estado, uma vez que o escolhido será responsável pelo processo eleitoral do próximo pleito presidencial.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade