Nova York declara estado de emergência devido à chegada de imigrantes
De cinco a seis ônibus de imigrantes estão chegando por dia na cidade. O prefeito pediu ajuda do governo federal
SBT News
O prefeito da cidade de Nova York declarou estado de emergência na 6ª feira (7.out) devido aos milhares de imigrantes enviados de estados fronteiriços do sul desde a primavera, dizendo que a demanda feita à cidade para fornecer moradia e outras assistências "não é sustentável".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Uma cidade se recuperando de uma pandemia global em andamento está sendo sobrecarregada por uma crise humanitária feita por mãos humanas", disse o prefeito Eric Adams. "Estamos à beira do precipício. ... Nós precisamos de ajuda. E precisamos disso agora."
Até o final de seu ano fiscal, Adams disse que a cidade espera gastar US$ 1 bilhão para ajudar os recém-chegados, muitos dos quais dependem fortemente da ajuda do governo porque a lei federal os proíbe de trabalhar nos EUA.
A administração não especificou quais custos estão sendo incluídos nesse valor.
Adams, um democrata, disse que os recém-chegados são bem-vindos na cidade. E falou com orgulho da história da cidade de Nova York como ponto de desembarque de novos imigrantes.
"Os nova-iorquinos sempre cuidaram de nossos irmãos e irmãs imigrantes. Nos vemos neles. Vemos nossos ancestrais neles", disse ele.
Mas, o político reafirmou que precisa de ajuda, "embora nossa compaixão seja ilimitada, nossos recursos não são".
De cinco e seis ônibus de imigrantes estão chegando por dia, relatou o prefeito, com nove apenas na 5ª feira (6.out). Muitos desses ônibus foram fretados e pagos por autoridades republicanas no Texas e no Arizona, que tentam pressionar o governo Biden a mudar as políticas de fronteira enviando migrantes para cidades e estados de tendência democrata no norte. A capital Washington é uma delas..
Um em cada cinco leitos no sistema de abrigos para sem-teto da cidade de Nova York agora está ocupado por um imigrante, e o influxo repentino aumentou sua população para níveis recordes. A cidade abriu 42 novos abrigos temporários, a maioria em hotéis, mas Adams alertou que mais precisa ser feito.