Trio que estudou mecânica quântica leva Prêmio Nobel de Física
Descobertas com emaranhados de partículas abriram caminho para novas tecnologias na área
Camila Stucaluc
Mais um ganhador do Prêmio Nobel foi anunciado na manhã desta 3ª feira (4.out). Segundo a Academia Real das Ciências da Suécia, os cientistas Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger foram os contemplados pelo prêmio de Física, levando 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os ganhadores foram homenageados por estudo na área de mecânica quântica, que investiga o comportamento de partículas como átomos, fótons e elétrons. O trio realizou experimentos inovadores usando estados emaranhados das partículas, abrindo caminho para novas tecnologias baseadas em informações quânticas.
"Tornou-se cada vez mais claro que um novo tipo de tecnologia está surgindo. Podemos ver que os laureados trabalhar com estados emaranhados é de grande importância, mesmo além das questões fundamentais sobre a interpretação da mecânica quântica", disse Anders Irbäck, presidente do Comitê Nobel de Física
O francês Alain Aspect, de 75 anos, é doutor e professor na Universidade Paris-Saclay e na Escola Politécnica, ambas na França. John F. Clauser, por sua vez, nasceu nos Estados Unidos e atua, aos 80 anos, como pesquisador físico na J.F Clauser e Associados. O australiano Anton Zeilinger, de 77 anos, também é professor e leciona na Universidade de Viena.
BREAKING NEWS:
? The Nobel Prize (@NobelPrize) October 4, 2022
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2022 #NobelPrize in Physics to Alain Aspect, John F. Clauser and Anton Zeilinger. pic.twitter.com/RI4CJv6JhZ
+ Biólogo sueco Svante Pääbo ganha prêmio Nobel de Medicina
Nesta semana, ainda devem ser anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Química, de Literatura e da Paz. O prêmio referente à Ciências Econômicas, por sua vez, será divulgado na semana seguinte.